PROGRAMA CHUÁ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANITÁRIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11621

Palabras clave:

Programa Chuá de Educação Ambiental e Sanitária, Macrotendências da Educação Ambiental, Ensino Fundamental.

Resumen

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais implementa o Programa Chuá de Educação Ambiental e Sanitária com o intuito de incentivar e promover a educação ambiental e sanitária no contexto escolar. O objetivo do presente artigo é analisar a forma como a educação ambiental está incutida no Programa Chuá de Educação Ambiental e Sanitária a partir das revistas Cuidando da água, cuidando da vida; Casa da Família Chuá e Vilões do Esgoto, disponibilizadas aos alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio da abordagem qualitativa, fundamenta na revisão bibliográfica e na pesquisa documental, constatou-se a não apresentação de macrotendências críticas e transformadas da educação ambiental e sanitária ao disseminar informações descontextualizadas socioeconomicamente e politicamente, além de serem pautadas apenas nas ações dos alunos.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Ferreira Gonçalves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade Única de Ipatinga (2023), atualmente realizando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na mesma instituição. Além disso, graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui interesse em pesquisas relacionadas a área de Educação Ambiental e questões socioambientais. 

Carla da Conceição de Lima, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil.

Licenciada em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário ETEP, mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP - 2010) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 2019). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação. É coordenadora do Laboratório de Tecnologias e Políticas Educacionais (LATEPE). É integrante do grupo de pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ) e Discursos da Educação e Tecnologia (DEdTec), ambos da PUC-Rio. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, gestão escolar, tecnologias digitais na educação e uso dos dados educacionais.

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Publicado

2024-05-13

Número

Sección

Artigos