A creche como um direito da mãe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.18316/1750Palabras clave:
Crianças. Direitos sociais. Projetos da Creche UFF. Direito da mãe trabalhadora. Direitos humanos.Resumen
Este artigo fundamenta-se na pesquisa sobre a Creche da Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem o propósito de, por meio de procedimentos metodológicos de revisão histórica e de análises descritivas, realçar o valor social e político da Creche como direito das crianças e das mães, considerando que a sua reivindicação é legítima e representa uma luta histórica e política. Ressalta-se, então, a criação da Creche UFF, cuja luta se inicia nos anos 80, destacando-se a importância do apoio da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, RJ, que possibilitou a realização do primeiro Curso de Profissionais de Creche e a origem do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da criança de 0 a 6 anos. Contempla-se também o valor de Projetos que ofereçam atividades sociais e de aprendizagens significativas às crianças. Conclui-se reafirmando, a partir dos dados históricos e dos Projetos da Creche UFF, a sua relevância politicossocial e pedagógica.
Palavras-chave: Crianças. Direitos sociais. Projetos da Creche UFF. Direitoda mãe trabalhadora. Direitos Humanos.
Day care as a working mother’s right
Abstract
This article is based on a research of the Day Care of Fluminense Federal University (UFF) and aims, through methodological procedures of historical review and descriptive analyzes, to highlight the social and political value of Day Care as a right of children and mothers, considering that its demand is legitimate and represents a historical and political struggle. Then it emphasizesthe creation of the UFF’s Day Care, whose struggle begins in the 80s, highlighting the importance of the support given by the Municipal Secretariat of Education of Niterói, RJ, which made possible the development of the first Day Care Professionals course and originated the Multidisciplinary Center of Research, Extension and Study of children aged 0-6. It also contemplates the value of projects that offer significant social and learning activities to children. It concludes by reaffirming , from historical data and FFU Day Care projects, its social-political and pedagogical relevance.
Keywords: Children. Social rights. FFU Day Care Projects. Workingmother’s right. Human rights.
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