Ensino de língua inglesa: síntese ou invasão cultural?
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i17.2623Palabras clave:
Língua inglesa. Síntese cultural. Educação popular.Resumen
O ensino de língua inglesa como uma atividade neutra é reflexo de um discurso marcado pelo colonialismo, que traz em seu bojo uma hierarquização cultural que divide os seres humanos entre os falantes da língua inglesa (tidos como superiores) e aqueles que se expressam em sua língua (percebidos como inferiores). Com intenção de questionar essa abordagem que legitima o ensino de língua inglesa como forma de invasão cultural, este artigo apresenta reflexões tecidas ao longo de pesquisa de mestrado em Educação, cujo objetivo foi analisar a possibilidade de o ensino de língua inglesa se configurar como síntese cultural, isto é, como espaço para produção de contra discursos.
Palavras-chave: Língua inglesa. Síntese cultural. Educação popular.
Teaching english: synthesis or cultural
Abstract
Teaching English language as something neutral reflects a speech marked by colonialism that brings with it a cultural hierarchy that divides human beings among native speakers (taken as superior) and those that are expressed in their mother tongue (perceived as inferior). Intended to question this approach legitimizes the teaching of English as a form of cultural invasion, this article presents reflections done throughout master's research in education that aimed to analyze the possibility of English language teaching to set yourself up as a cultural synthesis that is, as a space for production counterdiscourses.
Keywords: English language. Cultural synthesis. Popular education.
Citas
COX, Maria I. P.; ASSIS-PETERSON, Ana A. de. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Rev. Calidoscópio, v. 5, n. 1, p. 5-14, jan./abr. 2007.
_____. O professor de inglês: entre a alienação e a emancipação. Rev. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 11-36, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra: 1981.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
ORTIZ, Renato. As ciências sociais e o inglês. RBCS, v. 19, n. 54, p. 5-22, fev. 2004.
PENNYCOOK, Alastair. The cultural politics of english as an international language. London: Longman, 1994.
_____. English and the discourse of colonialism. Taylor & Francis e-Library, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.