Educação e ideologia: em busca da crítica emancipatória

Autores/as

  • Helenice Pereira Sardenberg Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Igor Baptista de Oliveira Medeiros Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.3798

Palabras clave:

Educação. Ideologia. Emancipação. Capital cultural. Exclusão.

Resumen

O presente artigo busca discutir o papel da escola, na contemporaneidade, sem perder de vista a ideologia que permeia os processos e práticas no campo da educação. Entende-se que esta ideologia, focada numa perspectiva de mercado, incita a manutenção do status quo de pequena parcela da população, além de inviabilizar a emancipação da maioria, na medida em que exclui para “incluir perversamente”. Neste sentido, discute-se não apenas o capital cultural da elite dominante, mas, também, o processo de socialização, não menos importante no contexto escolar, forjado por uma visão capitalista a priori excludente.

Biografía del autor/a

Helenice Pereira Sardenberg, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Serviço Social e Pós-doutora em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pesquisadora UERJ/NUCLEAS

Igor Baptista de Oliveira Medeiros, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS); Professor na Universidade Federal do Pampa

Publicado

2018-11-14

Número

Sección

Artigos