O homo zappiens e o uso dos dispositivos televisuais: possíveis impactos no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4102Palabras clave:
Alfabetização. Nativos digitais. Tecnologias da Informação na Educação. Homo zappiens.Resumen
O acesso das crianças brasileiras às TIC tem sido ampliado, porém ainda temos poucos estudos analisando seus possíveis impactos na fase de alfabetização. Objetivo: conhecer o uso doméstico e escolar dos dispositivos televisuais de crianças de duas escolas públicas. Aspectos metodológicos: pesquisa-ação, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com grupos de professores e de famílias, além de observações participativas no laboratório de informática em duas turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental I. Resultados: no ambiente doméstico, a maior parte das crianças tinha o hábito de assistir a novelas e jogar no tablet ou no celular. As famílias acreditam que esses dispositivos atrapalham a dedicação dos filhos aos estudos, associando-os a maior irritabilidade, teimosia, baixa tolerância à frustração e falta de persistência. Tais características podem estar relacionadas aos jogos violentos e ao hábito de “zapear”. Contudo, é preciso destacar que a escola também tem assumido pressupostos do que chamamos “pedagogia zap”, propondo atividades nos livros didáticos ou no computador que favorecem o “zapear” de um tema a outro, comprometendo a aprendizagem. Concluímos que a escola deve orientar os pais e as crianças para um melhor uso dos dispositivos televisuais. Além disso, precisa promover ações voltadas à alfabetização que estimulem a capacidade de atenção, a memória e a persistência, utilizando também os recursos digitais com esses propósitos.
Palavras-chave: Alfabetização. Nativos digitais. Tecnologias da Informação na Educação. Hommo zappiens.
The homo zappiens and the use of televisual devices: potential impacts in the process of basic literacy building
The access of Brazilian children to ICT (Information and Communication Technologies) has increased, however, there is still very few studies which analyze their possible impact in the basic literacy phase. Objective: to understand the domestic and scholar use of televisual devices of children from two public schools. Methodological aspects: action-research, whose data collection was performed through interviews with teacher and family groups, apart from participative observations in the information technology laboratory in two Elementary School I third year classes. Results: in the domestic environment, most children had the habit of watching soap operas and playing with and on the tablet of mobile phone. The families believed that this type of device jeopardize children’s dedication to studies, associating them to irritability, stubbornness, low tolerance to frustration and lack of persistence. Such characteristics may be related to violent games and to the habit of “zapping”. However, it must be highlighted that the school has also made assumptions of what we call “zap pedagogy”, promoting activities in the pedagogical books or in the computer which favor zapping from one theme from another, jeopardizing the learning process. It may be concluded that the school should orient parents and children towards better use of televisual devices. In addition, it is necessary to promote actions aiming basic literacy that stimulate attention capability, memory and persistence, also using digital resources for this purpose.
Keywords: Basic literacy. Native digital. Information technologies in education. Homo zappiens.
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