Utilização das TIC’s em sala de aula: uma análise comparativa de duas escolas, uma pública e uma privada
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4105Palabras clave:
Educação. Ensino-aprendizagem. Tecnologias.Resumen
O presente trabalho analisou os dados sobre a utilização das novas tecnologias na educação de escolas bauruenses. Com a evolução das tecnologias ao longo dos anos, os jovens possuem maior acesso às tecnologias e, então, faz-se necessário que o processo de ensino-aprendizagem se adeque a essa realidade do mundo atual. Portanto, este estudo apresenta uma parte dos resultados de pesquisa realizada no programa de pós-graduação em mídia e tecnologia da FAAC Unesp de Bauru/SP. Foi realizada uma análise comparativa de como se dá a utilização da tecnologia dentro das salas de aulas de duas escolas de nível médio da cidade de Bauru/SP, uma pública e outra particular. O principal objetivo deste trabalho foi de demonstrar dados comparativos sobre a utilização da tecnologia nas escolas de Bauru/SP e verificar como são os hábitos de uso da tecnologia digital dentro destas duas escolas e no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Educação. Ensino-aprendizagem. Tecnologias.
Use of technologies in a classroom: a comparative analysis of two schools, a public and a private
The present work analyzed the data on the use of new technologies in the education of Bauru schools. With the evolution of technologies over the years young people have greater access to technologies and it’s necessary for the teaching-learning process to adapt to this reality of the world today. Therefore this study presents a part of the results of research conducted in the postgraduate program in media and technology of FAAC Unesp of Bauru / SP. A comparative analysis was made of how technology is used within the classrooms of these schools in the city of Bauru / SP, a public school and another private school. The main objective of this work was to demonstrate comparative data on the use of technology in schools in Bauru / SP and to verify how digital technology is used in these two schools and in the teaching-learning process.
Keywords: Education. Teaching-learning. Technologies.
Citas
Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br (2012) Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas Brasileiras – TIC educação. Disponível em: <http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2012.pdf>. Acesso em 10 nov. 2014.
Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br (2013) Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas Brasileiras – TIC educação. Disponível em: < http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf>. Acesso em 10 nov. 2014.
DANIEL, J. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Brasília: UNESCO, 2003.
DELORS, J.; Educação: um tesouro a descobrir. 6 ed., São Paulo: Cortez: Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001.
FREITAS, M. C. D., ALMEIDA, M. G. Docentes e discentes na sociedade da informação (A escola no Século XXI; v.2). Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
LEMOS, S. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a Escola, Boletim Técnico do Senac: R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n. 3., set/dez, 2009. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/353/artigo-04.pdf>. Acesso em 06 de jun. 2016.
LUTZ, M. R.; Utilização de mídias digitais como metodologia de ensino-aprendizagem de matemática, PROJETO DE CURTA DURAÇÃO, Instituto Federal de Farroupilha, Campus Alegrete, 2014.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
_____. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.