Aspectos político-pedagógicos do atendimento educacional em enfermaria pediátrica:classe hospitalar do CPPHO.
DOI:
https://doi.org/10.18316/520Palabras clave:
Classe hospitalar, Atendimento pedagógico, PolíticaResumen
A classe hospitalar do CPPHO – Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira/ Universidade Federal da Bahia, atende a crianças e adolescentes internados, prestando atendimento pedagógico-educacional no período vespertino. Essa modalidade de educação está respaldada pelo Ministério da Educação e Desporto desde 1994, por meio da Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 1994) que preconiza as classes hospitalares como uma modalidade de ensino a ser empregada quando crianças ou adolescentes estiverem hospitalizados, por curto ou longo período. Cabe, nessa perspectiva, pensar as crianças hospitalizadas como alunos temporários da educação especial que devem ter uma assistência educativa que respeite as suas especificidades. Alguns conhecimentos se tornam fundamentais para trabalhar nesse contexto, como, por exemplo: conhecer a estrutura organizacional do hospital e algumas das patologias mais comuns, trabalhar em equipe multiprofissional, ter flexibilidade, dinamismo, saber escutar e se adaptar às imprevisibilidades. Esperamos que este trabalho amplie as discussões em relação a uma área de saber que se propõe a investigar a educação no hospital, bem como estimule novas produções no meio acadêmico, no intuito de traduzir propostas e ações políticas no atendimento educacional de crianças e adolescentes hospitalizados.
Political pedagogical aspects of educational attendance in pediatric ward: hospital class of the CPPHO
Abstract
The hospital class of the CPPHO – Centro Pediátrico Hosannah de Oliveira / Universidade Federal da Bahia, serves admitted children and adolescents providing pedagogical-educational attendance -- in the afternoon. This kind of education has been supported by the Ministry of Education and Sports since 1954 through the National Special Education Policy (BRAZIL,1994) which recommends the hospital classes as a teaching modality to be used when children and adolescents are hospitalized for a short or long time. In this perspective, hospitalized children are seen as temporary special education students who should have an educational assistance which respects their specificities. Some knowledge is fundamental to work in this context, as ,for example, know the organizational structure of the hospital and some of the most common diseases, work with other professionals, have flexibility, dynamism, and adapt to unpredictability. We hope this work broadens discussions related to an area of knowledge which intends to investigate the education in hospitals as well as encourage new productions in academic environment, in order to translate policy proposals and actions in the educational attendance of hospitalized children and adolescents.
Keywords: Hospital class. Pedagogic Service. Politicy.
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