Saberes e práticas docentes sob o olhar dos professores de uma escola pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.6955

Palabras clave:

Saberes docentes. Educação. Formação docente. Prática docente.

Resumen

Os saberes docentes e o seu caráter dialético têm chamado a atenção dos estudiosos da educação. O problema tratado nesta comunicação transita em torno da realidade da formação docente no Brasil e da articulação dos saberes desse grupo social com a sua prática profissional. A questão norteadora que se impõe é:  como os saberes docentes se articulam, e quais as suas implicações na práxis? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e utiliza técnicas da história oral. O arcabouço teórico que sustenta o estudo se apoia no debate sobre formação de professores, sem prejuízo dos demais que complementam o referencial. A pesquisa, quanto ao seu objetivo, é descritiva, haja vista demonstrar a articulação dos saberes docentes em uma referida realidade escolar e os seus impactos no cotidiano daquela comunidade. Entre outros achados, percebemos que o cenário local encontrado se aproxima do que é descrito na revisão da literatura, que subsiste a representação do docente vocacionado, imbuído de uma tarefa para a qual afirma a necessidade de uma habilidade sobrenatural, inata, atribuição essa comumente reforçada pelos demais sujeitos da escola. 

Biografía del autor/a

Polliana de Luna Nunes Barreto, Universidade Federal do Cariri

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Docente da Universidade Federal do Cariri.

Sayron Rilley Carmo Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio .

Graduação em Direito pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Publicado

2020-08-24

Número

Sección

Artigos