Saberes e práticas docentes sob o olhar dos professores de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.6955Palavras-chave:
Saberes docentes. Educação. Formação docente. Prática docente.Resumo
Os saberes docentes e o seu caráter dialético têm chamado a atenção dos estudiosos da educação. O problema tratado nesta comunicação transita em torno da realidade da formação docente no Brasil e da articulação dos saberes desse grupo social com a sua prática profissional. A questão norteadora que se impõe é: como os saberes docentes se articulam, e quais as suas implicações na práxis? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e utiliza técnicas da história oral. O arcabouço teórico que sustenta o estudo se apoia no debate sobre formação de professores, sem prejuízo dos demais que complementam o referencial. A pesquisa, quanto ao seu objetivo, é descritiva, haja vista demonstrar a articulação dos saberes docentes em uma referida realidade escolar e os seus impactos no cotidiano daquela comunidade. Entre outros achados, percebemos que o cenário local encontrado se aproxima do que é descrito na revisão da literatura, que subsiste a representação do docente vocacionado, imbuído de uma tarefa para a qual afirma a necessidade de uma habilidade sobrenatural, inata, atribuição essa comumente reforçada pelos demais sujeitos da escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.