O pensamento decolonial na psicologia brasileira

Autores/as

  • Diogo Fagundes Pereira Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Docente.
  • Cidiane Vaz Goncalves Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF RO)/ Docente.
  • Cristiane Moreira da Silva Universidade Católica de Petrópolis/ Docente.
  • Fabiana Eckhardt Universidade Católica de Petrópolis/ Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9416

Palabras clave:

Pensamento decolonial. Psicologia. Descolonização.

Resumen

Reconhecendo a forte influência europeia na história da psicologia e o seu desdobramento epistemológico que produziu racionalidades coloniais, essa pesquisa, tomando como guia os estudos sobre a colonialidade e o pensamento decolonial, analisou a inserção desses conceitos na produção científica brasileira no que tange à formação em psicologia. Para isso, realizou uma revisão crítica de literatura nas bases de dados: PePSIC-BVS; Google Scholar e Scielo Brasil, com os descritores pensamento decolonial e psicologia. Concluímos que a inserção ainda é incipiente, pontual e todos os estudos apontam a necessidade de inclusão do pensamento periférico, do pensamento crítico de fronteira dentro dos cursos de formação em psicologia, com vistas ao rompimento de certezas naturalizadas de modos de ser que corroboram uma visão de humano, mundo e normalidades coloniais.

Biografía del autor/a

Diogo Fagundes Pereira, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Docente.

Mestre em Psicologia, Doutorando em Educação; Docente de Psicologia do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE).

Cidiane Vaz Goncalves, Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF RO)/ Docente.

Doutora em Psicologia Clínica; Docente da Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF-RO).

Cristiane Moreira da Silva, Universidade Católica de Petrópolis/ Docente.

Doutora em Psicologia; Docente e coordenadora Adjunta do mestrado em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Fabiana Eckhardt, Universidade Católica de Petrópolis/ Docente.

Doutora em Educação; Docente e Coordenadora do PPGE em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Publicado

2022-05-05

Número

Sección

Artigos