A prática docente no IFTO campus Araguatins: um olhar sobre a práxis da cultura afro-brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9500

Palabras clave:

Cultura afro-brasileira. Práticas pedagógicas. Racismo estrutural

Resumen

Este estudo tem como objetivo verificar como professores que ministram disciplinas no 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus Araguatins compreendem e abordam cultura e temas afro-brasileiros. A pesquisa teve cunho exploratório com abordagem qualiquantitativa por meio de pesquisa bibliográfica e de aplicação de um formulário Google elabora em onze questões fechadas e uma questão aberta, pautadas em temas relacionados à formação continuada, racismo estrutural, preconceito escolar, presença da temática afro-brasileira em livros didáticos e em sala de aula, participação docente em eventos e conhecimento referente aos marcos legais sobre temática, seguindo-se o modelo da escala Likert. O formulário em questão foi enviado a vinte e quatro professores via GoogleClassroom, obtendo, portanto, dezessete respostas. Embora o estudo sinalize para avanços na implementação da Lei n. 10.639/2003 em específico sobre o reconhecimento da temática e compreensão da importância de sua práxis pelos professores em sala de aula, muito ainda é preciso ser feito em termos de ações voltadas para a descolonização do currículo e implementação de ações pedagógicas que superem práticas monoculturais centradas nos princípios do eurocentrismo hegemônico.

Biografía del autor/a

Cássia Maria de Sousa Pereira, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduação em Pedagogia Licenciatura (FEST), Bacharelado em Teologia (FEST) e LICENCIATURA PLENA COM HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA pela Faculdade de Educação Santa Terezinha . Possui Pós-Graduação Lato Sensu, em Ensino de Artes. mestrando no PROfept pelo Instituto Federal do Tocantins( IFTO). Foi professora ensino médio - CEEFM PARSONDAS DE CARVALHO. Atualmente professora de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Araguatins. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: África; cultura; lei nº 10.639/03, arte, música, cinema, dança, arte, cultura, África, afro-brasileira e arte, musica, dança.

Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Profª do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Drª. em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Profª do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Rivadávia Porto Cavalcante, Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Dr. em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO. E-mail: riva@ifto.edu.br

Weimar Silva Castilho, Prof. do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Dr.  em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (UNB). Prof.  do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Publicado

2022-09-06

Número

Sección

Artigos