A prática docente no IFTO campus Araguatins: um olhar sobre a práxis da cultura afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9500Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira. Práticas pedagógicas. Racismo estruturalResumo
Este estudo tem como objetivo verificar como professores que ministram disciplinas no 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus Araguatins compreendem e abordam cultura e temas afro-brasileiros. A pesquisa teve cunho exploratório com abordagem qualiquantitativa por meio de pesquisa bibliográfica e de aplicação de um formulário Google elabora em onze questões fechadas e uma questão aberta, pautadas em temas relacionados à formação continuada, racismo estrutural, preconceito escolar, presença da temática afro-brasileira em livros didáticos e em sala de aula, participação docente em eventos e conhecimento referente aos marcos legais sobre temática, seguindo-se o modelo da escala Likert. O formulário em questão foi enviado a vinte e quatro professores via GoogleClassroom, obtendo, portanto, dezessete respostas. Embora o estudo sinalize para avanços na implementação da Lei n. 10.639/2003 em específico sobre o reconhecimento da temática e compreensão da importância de sua práxis pelos professores em sala de aula, muito ainda é preciso ser feito em termos de ações voltadas para a descolonização do currículo e implementação de ações pedagógicas que superem práticas monoculturais centradas nos princípios do eurocentrismo hegemônico.Downloads
Publicado
2022-09-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.