O NÍVEL DE EMPODERAMENTO DA MULHER SAUDITA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL À LUZ DA VISÃO DA SAUDI 2030
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10839Palavras-chave:
Empoderamento das mulheres, Desenvolvimento sustentável, A visão do reino em 2030Resumo
A pesquisa atual procura investigar o nível de empoderamento das mulheres sauditas e seu efeito sobre o desenvolvimento sustentável considerando a visão da Arábia Saudita para 2030. Para alcançar estes objetivos, foi implementado um método descritivo-analítico. Para a coleta de dados, um questionário foi elaborado e distribuído às mulheres empresárias no Reino da Arábia Saudita. Os resultados do estudo revelaram que as mulheres sauditas poderiam construir novos negócios empresariais que contribuíssem para aumentar o desenvolvimento sustentável, bem como para satisfazer as demandas do mercado de trabalho. Além disso, o trabalho empresarial das mulheres também contribuiu para o recrutamento de força de trabalho adicional nos últimos anos. A pesquisa atual recomenda que as mulheres sauditas precisem implementar uma variedade de projetos empresariais e dar o devido cuidado a esses projetos. Aumentar a participação das mulheres sauditas na força de trabalho em seus vários setores é a chave para o empoderamento econômico. Como parte da visão da Arábia Saudita para 2030, deve ser desenvolvida uma estratégia nacional que garanta o papel significativo das mulheres sauditas no empreendedorismo e aumente sua capacidade de alcançar um desenvolvimento sustentável.
Referências
Account, A. & Glower, A. (2017). Women in management and leadership in the kingdom of Saudi Arabia", Economic Inquiry 56.
Ali, Al. (2016). Entrepreneurship is the industry of the twenty-first century. United Arab Emirates: University Book House.
Ambrish, D. (2014). Entrepreneurship development: An Approach to Economic Empowerment of Women. International Journal of Multidisciplinary Approach and Studies. 1, 224-232.
Bawab, R. (2014). Professional competencies are necessary for university faculty members from the point of view of students (the University of Jijel as a model). Unpublished Ph.D. thesis. The University of Sétif. College of Humanities and Social Sciences. Algeria.
Bilal, S. (2006). Small and entrepreneurial projects. Jordan: OECD publications.
Carneiro, A. (2007). What is required for growth? Emerald Group Publishing Limited, Business Strategy Series. 8, 51-58.
Dobbs, M. & Hamilton, R. (2007). Small business growth: Recent evidence and new directions, International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research. 13, 296-332.
Fayez, Al. & Abdul Sattar, Al. (2014). Entrepreneurship and small business management. Jordan: Dar Al-Hamid for Publishing and Distribution.
Hattab, H. (2012). Towards understanding female entrepreneurship in Middle Eastern and North African countries, Education, Business, and Society. Contemporary Middle Eastern Issues. 3, 171-186.
Joseph, M. (2013). Critical theory for women empowerment through ICT Studies. Qualitative Research Journal. 13, 163-177.
Khan, M. (2013). Mapping entrepreneurship ecosystem of Saudi Arabia. World Journal of Entrepreneurship, Management, and Sustainable Development. 9, 28-54.
Kulkarni, V. (2011). Women’s empowerment and microfinance An Asian perspective study. International Fund for Agricultural Development.
Malhotra, A. (2002). Measuring women's empowerment as a variable in international development, World Bank, Gender and Development Group. Washington DC.
Muzna, Al. (2019). The Role of Saudi women in achieving Saudi Arabia’s vision 2030: Challenges and Ways to Face Them - An Exploratory Study. Saudi Arabia. Institute of Public Administration.
Paramanandam, D. & Packirisamy, P. (2015). An empirical on the impact of micro-enterprises on woman empowerment. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy. 9, 298-3014.
Rasha, El. & Mansour, M. (2010). Gender and dimensions of women's empowerment in the Arab world. Arab Women Organization. Cairo: Arab Republic of Egypt.
Razan, A. (2016). Empowerment administration. Faculty of Economics. Damascus University: Damascus, Syria.
Samir, A. & Mazen, A. (2013). Challenges facing entrepreneurship among youth in Palestine. University of Palestine Research and Studies Journal, (5). 88-108.
Sen, A. (1987). The standard of living. (Hawthorne G). Cambridge: Cambridge University Press, 125.
Sheikha, Al. (2016). Academic requirements accompany women’s empowerment in leadership positions at the University of Hail. Arab Studies in Education and Psychology - Saudi Arabia Journal, (185), 69-212.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Conhecimento & Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.