PRÁTICAS LABORATORIAIS COMO PRINCIPAL FORMA DE INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS E HABILIDADES PRÁTICAS DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11054Palavras-chave:
Atividades laboratoriais, Integração, Métodos de ensino, Estágios, Ensino superiorResumo
O objetivo do trabalho acadêmico é o seguinte. A formação de habilidades experimentais e habilidades de pesquisa dos alunos no processo de realização de trabalhos de laboratório frontal é um dos principais fatores na implementação do Padrão Estadual de Ensino Superior. No entanto, uma solução bem-sucedida para esse problema só é possível se houver uma organização clara do trabalho de laboratório e uma metodologia eficaz para conduzi-lo. É óbvio que o uso de um experimento independente é extremamente útil para os alunos, pois fornece uma abordagem sistemática para implementar formas produtivas de cognição e formar a base das atividades de aprendizado no processo de realização de trabalhos laboratoriais frontais. Assim, o principal objetivo do programa é provar que o desenvolvimento das competências laboratoriais será facilitado por uma nova abordagem de organização das atividades de aprendizagem baseada na utilização simultânea de dois livros didáticos: um livro didático e um livro de exercícios de laboratório impresso. Esta pesquisa tem como objetivo estudar as características dos estágios de laboratório como a principal forma de integração dos conhecimentos teóricos e metodológicos e habilidades práticas dos alunos. A investigação foi realizada recorrendo a um conjunto de métodos complementares que garantiram a eficácia e a fiabilidade científica dos resultados da investigação, nomeadamente: teóricos – análise, sistematização e comparação do disposto na literatura científica e pedagógica para revelar o estado do problema em causa, para clarificar a essência da reflexão e implementação das tecnologias educativas no processo educativo; generalização e sistematização – para fundamentar os fundamentos teóricos da pesquisa; observação pedagógica – para diagnosticar o nível de formação dos futuros especialistas após uma série de atividades sobre o exemplo de análise do algoritmo de trabalhos de laboratório. O artigo comprova que as atividades de laboratório ajudam os alunos a dominar melhor o material de aprendizagem. No processo de realização de trabalhos laboratoriais e experimentais, fórmulas, cálculos e provisões teóricas que pareciam incompreensíveis tornam-se bastante específicos. Ao mesmo tempo, são revelados muitos detalhes e fatos que os alunos antes não tinham ideia e, ao mesmo tempo, contribuem para a identificação e explicação de questões científicas complexas. Ressalta-se que, devido ao caráter investigativo do trabalho laboratorial e prático, os alunos os abordam com grande interesse, adquirem conhecimentos sólidos, convencem-se da confiabilidade dos conhecimentos recebidos e adquirem conhecimentos que têm poder de convencimento. Está provado que a eficácia deste tipo de trabalho pode ser aumentada através da disponibilização de cartões informativos. Estes incluem breves resumos teóricos que permitem aos alunos encontrar rapidamente as informações necessárias (no contexto das atividades de laboratório, isso pode incluir ajuda sobre funções específicas, fragmentos de algoritmos, espaços em branco de estrutura e modelos de programa) e estruturação clara do trabalho. Formalizar a abordagem e dividir o processo de solução em etapas claras e discretas possibilita a obtenção de resultados específicos de forma rápida e previsível. Além disso, ter essa estrutura torna mais fácil para os educadores monitorar e acompanhar o andamento de seu trabalho. Após um longo desenvolvimento, as aulas laboratoriais e práticas têm sido continuamente aprimoradas. Hoje, essa forma de organizar o processo educacional no ensino médio está se tornando um meio de formar futuros experimentalistas, que não apenas comprovam na prática a probabilidade de muitas hipóteses ousadas como também identificam novas formas de busca criativa. A eficiência desse tipo de trabalho pode ser melhorada fornecendo trabalho com cartões informativos. São breves resumos teóricos que permitem aos alunos encontrar rapidamente a informação de que necessitam (em termos de atividades laboratoriais, pode haver ajuda sobre funções específicas, fragmentos de algoritmos, espaços em branco de estrutura e modelos de programa) e estruturação clara do trabalho. Uma abordagem formalizada para a solução e a divisão do processo em etapas claras e discretas torna possível a obtenção de determinados resultados de forma rápida e previsível. Além disso, tal estrutura torna mais fácil para os educadores monitorar e acompanhar o andamento de seu trabalho.
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