O PAPEL MEDIADOR DA INOVAÇÃO ESTRATÉGICA NA RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS E A CRIAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NO ENSINO SUPERIOR

UM ESTUDO APLICADO NA UNIVERSIDADE ISLÂMICA IMÃ MUHAMMAD BIN SAUD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11925

Palavras-chave:

inovação estratégica, práticas de recursos humanos, vantagem competitiva, instituições de ensino superior

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar a situação atual e até que ponto a inovação estratégica contribui para melhorar as práticas de recursos humanos e criar competitividade para instituições de ensino superior. O problema do estudo foi representado na seguinte questão: A inovação estratégica nas práticas de recursos humanos cria uma vantagem competitiva para instituições de ensino superior? O estudo adotou uma abordagem analítica descritiva juntamente com um método histórico, e foi aplicado aos funcionários da Universidade Islâmica Imam Muhammad bin Saud, com um tamanho de amostra de 66 indivíduos. Usando o programa estatístico (SPSS), os dados foram analisados, levando a vários resultados e recomendações, os mais importantes dos quais são: O estudo indicou que mais de 87% dos participantes não receberam cursos de treinamento em inovação estratégica, e a mesma porcentagem (87%) não recebeu cursos de treinamento em vantagem competitiva. Os entrevistados expressaram neutralidade em relação a vários aspectos, incluindo: a universidade promove com sucesso uma abordagem descentralizada delegando autoridade aos funcionários para determinar os níveis de desempenho, e a universidade está preocupada em analisar dados relacionados aos concorrentes para entender seus pontos fortes e fracos. Também chegamos a várias recomendações, incluindo: Recomendamos que a administração da universidade se concentre em aprimorar os cursos de treinamento para funcionários, especialmente em relação aos facilitadores de vantagem competitiva, como inovação estratégica, agilidade e outros métodos modernos para criar excelência e melhorar a imagem da universidade global e localmente. Deve haver políticas estratégicas claras formuladas para reter indivíduos criativos, com a necessidade de esclarecer essas políticas para os funcionários. Além disso, recomendamos a necessidade de responder às exigências do mercado de trabalho e às ideias dos empresários para preparar os alunos de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Alwia Saeed Osman Zubair, Associate Professor, Department of Business Administration, Imam Mohammed Ibn Saud Islamic University, Saudi Arabia

Associate Professor, Department of Business Administration, Imam Mohammed Ibn Saud Islamic University, Saudi Arabia

Mohammed Abdulaziz Al-Mansour, Associate Professor, Department of Business Administration, Imam Mohammed Ibn Saud Islamic University, Saudi Arabia

Associate Professor, Department of Business Administration, Imam Mohammed Ibn Saud Islamic University, Saudi Arabia

Dema Abdullah Aloqail, Lecturer, Department of Business Administration, Imam Mohammed Ibn Saud Islamic University, Saudi Arabia

Lecturer, Department of Business Administration, Imam Mohammed Ibn Saud Islamic University, Saudi Arabia

Salwa Dirar Awad, Assistant Professor, Applied Accounting program, Applied College at Khamis Mushait, King Khalid University, Saudi Arabia

Assistant Professor, Applied Accounting program, Applied College at Khamis Mushait, King Khalid University, Saudi Arabia

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Publicado

2024-08-26

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Seção

Artigos