O PAPEL DA INSTRUÇÃO CULTURALMENTE RELEVANTE NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM SÓCIO-EMOCIONAL DE ALUNOS MARGINALIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12267

Palavras-chave:

Instrução culturalmente relevante, aprendizagem socioemocional, alunos

Resumo

Este artigo explora a intersecção da pedagogia culturalmente relevante e da aprendizagem socioemocional (SEL) para promover o engajamento, o pertencimento e melhores resultados entre alunos marginalizados do ensino fundamental. Usando uma abordagem de estudo de caso qualitativo, este estudo examina como a integração de práticas de ensino culturalmente adaptadas com estruturas SEL impacta positivamente o desenvolvimento emocional e social. Dados coletados por meio de observações em sala de aula, entrevistas com professores e pesquisas com alunos destacam o papel significativo da SEL culturalmente relevante no tratamento de desigualdades sistêmicas e na promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos. As descobertas sugerem que programas SEL culturalmente alinhados melhoram o engajamento acadêmico e fortalecem o senso de identidade e comunidade dos alunos. As recomendações se concentram em expandir práticas de ensino culturalmente responsivas e incorporá-las aos programadores de desenvolvimento profissional SEL.

Biografia do Autor

Lu Zhou, PhD Scholar, Lincoln University College, Malaysia

PhD Scholar, Lincoln University College, Malaysia

Hafizah Che Hassan, Professor, Deputy Vice Chancellor, Lincoln University College, Malaysia

Professor, Deputy Vice Chancellor, Lincoln University College, Malaysia

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos