MELHORAR A AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS COGNITIVAS INOVADORAS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12371Palavras-chave:
Abordagem cognitiva, Línguas estrangeiras, Comunicação intercultural, Motivação, Tecnologias de ensinoResumo
O artigo é dedicado à análise dos aspetos cognitivos da aprendizagem de línguas estrangeiras, incluindo fundamentos teóricos, abordagens modernas e tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e as ferramentas interativas. Realça a importância de considerar os processos cognitivos, em particular a memória, a atenção e a motivação, para melhorar a eficiência do processo de aprendizagem. A relevância do estudo é motivada pela necessidade de melhorar a eficácia da aprendizagem de línguas estrangeiras no contexto da globalização, da multiculturalidade e do desenvolvimento da informática. Focar os aspetos cognitivos da aprendizagem permite-nos considerar as características individuais dos alunos, melhorando a sua motivação, envolvimento e aprendizagem. O artigo tem como objetivo estudar os aspetos cognitivos da aprendizagem de línguas estrangeiras e desenvolver recomendações para a implementação de métodos cognitivamente orientados no processo educativo com recurso a tecnologias inovadoras. Os métodos incluíram análise teórica da literatura, sistematização de métodos, investigação empírica de professores e alunos e análise quantitativa e qualitativa de dados. Os resultados do estudo mostram que as abordagens cognitivas contribuem para a aprendizagem eficaz de material em língua estrangeira. Os professores e os alunos avaliam positivamente os métodos interativos e a gamificação, embora haja necessidade de melhorar o apoio técnico. Verificou-se que os estilos cognitivos individuais, a memória, a atenção e a motivação são fatores-chave para uma aprendizagem eficaz.
Referências
ACHARD, M.; NIEMEIER, S. (Eds.). Cognitive linguistics, second language acquisition, and foreign language. Berlin: Walter De Gruyter, 2004.
AL-OTAIBI, G. M. A cognitive approach to the instruction of phrasal verbs: Rudzka-Ostyn’s model. Journal of Language and Education, v. 5, n. 2, p. 10-25, 2019. Available at: http://doi.org/10.17323/jle.2019.8170.
ATKINSON, D. Towards a sociocognitive approach to second language acquisition. The Modern Language Journal, v. 86, n. 4, p. 525-545, 2002. Available at: http://doi.org/10.1111/1540-4781.00159.
AYDIN, B. Cognitive processing of second language idiom comprehension: A comparative study. Journal of Language and Linguistic Studies, v. 15, n. 1, p. 307-325, 2019. Available at: http://doi.org/10.17263/jlls.547750.
CHAPELLE, C. A. The relationship between second language acquisition theory and computer-assisted language learning. The Modern Language Journal, v. 93 focused issue, p. 741-753, 2009. Available at: http://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2009.00970.x.
CHOMSKY, N. Language and problems of knowledge. The Managua Lectures. New York: The MIT Press, 1988.
CHOMSKY, N. New horizons in the study of language and mind. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
CROFT, W.; CRUSE, D. A. Cognitive linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
DIESSEL, H. The Grammar network. How linguistic structure is shaped by language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
EVANS, V. Time. In: DABOWSKA, E.; DIVJAK, D. (Eds.). Handbook of Cognitive Linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2015. p. 509-527.
HOLME, R. Cognitive linguistics and language teaching. London: Palgrave Macmillan, 2009.
HOLME, R. Cognitive linguistics and the second language classroom. TESOL Quarterly, v. 46, n. 1, p. 6-29, 2012. Available at: http://doi.org/10.1002/tesq.5.
HUNG, B. P. A Cognitive Linguistic Approach to Teaching English Idioms to EFL Students: Experimental Results. 3L: Southeast Asian Journal of English Language Studies, v. 25, n. 2, p. 113-126, 2019. Available at: http://doi.org/10.17576/3L-2019-2502-09.
KLIESCH, M.; PFENNINGER, S. E.; WIELING, M.; STARK, E.; MEYER, M. Cognitive Benefits of Learning Additional Languages in Old Adulthood? Insights from an Intensive Longitudinal Intervention Study. Applied Linguistics, v. 43, p. 653-676, 2021. Available at: http://doi.org/10.1093/applin/amab077.
KIM, H.; RAH, Y. Constructional Processing in a Second Language: The Role of Constructional Knowledge in Verb-Construction Integration. Language Learning, v. 69, n. 4, p. 1022-1056, 2020. Available at: http://doi.org/10.1111/lang.12366.
LANTOLF, J. P. Integrating sociocultural theory and cognitive linguistics in the second language classroom. In: HINKEL, E. (Ed.). Handbook of research in second language teaching and learning. v. 2. New York: Routledge, 2011. p. 303-318.
LEE, J. H. Relationships among students’ perceptions of native and non-native EFL teachers’ immediacy behaviours and credibility and students’ willingness to communicate in class. Oxford Review Education, v. 46, p. 153-168, 2020. Available at: https://doi.org/10.1080/03054985.2019.1642187.
LITTLEMORE, J. Applying cognitive linguistics to second language learning and teaching. London: Palgrave Macmillan, 2009.
MANDLER, J. M. The foundations of mind: Origins of conceptual thought. Oxford: Oxford University Press, 2004.
O’MALLEY, J. M.; CHAMOT, A. U. Learning strategies in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
VAN DER PLOEG, M.; LOWIE, W.; KEIJZER, M. The Effects of Language Teaching Pedagogy on Cognitive Functioning in Older Adults. Behavioural Sciences, v. 13, n. 3, p. 199, 2023. Available at: https://doi.org/10.3390/bs13030199.
PÜTZ, M.; SICOLA, L. (Eds.). Cognitive processing in second language acquisition: Inside the learner’s mind. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins, 2010.
RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
ROBINSON, P.; ELLIS, N. C. (Eds.). Handbook of cognitive linguistics and second language acquisition. New York & London: Routledge, 2008.
ROSCH, E. H. Principles of Categorisation. In: ROSCH, E.; LLOYD, B. (Eds.). Cognition and categorisation. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1978. p. 27-48.
SEGALOWITZ, N. Cognitive bases of second language fluency. London & New York: Routledge, 2010.
VERSPOOR, M. Cognitive linguistics and its applications to second language teaching. In: CENOZ, J.; GORTER, D.; MAY, S. (Eds.). Language awareness and multilingualism. 3rd ed. Cham: Springer, 2017. p. 1-12. Available at: https://doi.org/10.1007/978-3-319-02325-0_4-2.
VOVK, O. Experimental Verification of the Methodology of Acquiring Communicative and Cognitive Competence by Students of Linguistic Fields. International Scientific and Practical Conference "World Science". Proceedings of the III International Scientific and Practical Conference "Science and Education – Our Future" (November 29-30, Ajman, UAE), v. 12, n. 16, p. 23-26, 2016.
WANG, X. Applying cognitive linguistics to second language idiom learning. [PhD dissertation]. Victoria University of Wellington, 2020. Available at: http://hdl.handle.net/10063/9153.
WANG, Y. L.; DERAKHSHAN, A.; ZHANG, L. J. Researching and practicing positive psychology in second/foreign language learning and teaching: the past, current status and future directions. Frontiers Psychology, v. 12, p. 1-10, 2021. Available at: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.
WANG, X. Cognitive and Affective Learning in English as a Foreign Language/English as a Second Language Instructional-Learning Contexts: Does Teacher Immediacy Matter? Frontiers in Psychology, v. 12, p. 759-784, 2021. Available at: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.759784.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Broda, Kaleriia Kovalova, Iryna Bezugla, Olesia Stoika, Kateryna Mulyk

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.