Contribuição da prática do canto coral para a educação interprofissional na área da saúde

Autores

  • Rodrigo Andrade Teixeira Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas/Professor.
  • Lenilda Austrilino Silva Universidade Federal de Alagoas/Professora.
  • Francisco José Passos Soares Universidade Federal de Alagoas/Professor.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5676

Palavras-chave:

Canto Coral. Educação Interprofissional. Prática Colaborativa.Canto Coral. Educação Interprofissional. Prática Colaborativa.

Resumo

A observação da pouca integração existente entre os profissionais da saúde e também entre os estudantes da referida área, em suas atividades clínica e acadêmica, foi a motivação para o início deste estudo. O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos discentes de uma universidade pública, estadual, participantes de um projeto extensionista de canto coral, acerca da relação entre a prática do canto coral e a educação Interprofissional. A metodologia de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram entrevistados sete estudantes, utilizando-se um questionário semiestruturado, com seis perguntas que buscavam informações sobre a percepção dos estudantes acerca da contribuição da prática do canto coral em suas atividades de aprendizagem na saúde. Os dados obtidos foram analisados com a técnica de análise de conteúdo e apontaram que os estudantes desenvolveram os aspectos requeridos pela educação interprofissional, principalmente liderança e responsabilidade compartilhada.

Biografia do Autor

Rodrigo Andrade Teixeira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas/Professor.

Mestre em ensino na saúde pela Universidade Federal de Alagoas; Doutorando em Saúde Pública - USP/UNCISAL; Professor na Universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas.

Lenilda Austrilino Silva, Universidade Federal de Alagoas/Professora.

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora do Mestrado profissional em ensino na saúde na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Alagoas.

Francisco José Passos Soares, Universidade Federal de Alagoas/Professor.

Doutor em Ciencias Aplicadas à Pediatria-UNIFESP, Pós-doutor em Bioética, Catedra da UNESCO-UNB; Professor no Mestrado profissional em ensino na saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)