A escola primária de Cabinda (Angola): conceito, tipo de escola e o funcionamento

Fernando Bumba, Maria Pilar Caceres Reche, María Angustias Hinojo Lucena

Resumo


http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049.2016.3

Este trabalho objetiva a analisar, mediante o método descritivo, o conceito ou visão que as pessoas têm da escola rural, o tipo da escola rural  e de que maneira ela funciona. Assim, baseando-se em um grupo de discusão cujos participantes foram os professores que trabalham na escola primária rural de Cabinda, concluiu-se que escolas rurais são todas aquelas que estão situadas nos locais mais distantes das vilas e que não beneficiam nenhum outro serviço social e  os seus habitantes vivem de agricultura, caça e pesca. Não existe pleno funcionamento das escolas por escassez de recursos de gestão.

Palavras-Chave: Escola rural. Ensino primário. Gestão escolar. Organização escolar.

 

Rural primary school in Cabinda (Angola): concept, school type and functioning

Abstract

This paper aims to analyse, by the descriptive method, the general concept of rural school, the type of rural school and how it works.  So, based on the discussion about teaching staff where participants were teachers working in rural primary school, it was concluded that: rural schools are all those which are situated in the most remote locations of towns and not beneficed even other social services and its inhabitants live from agriculture, hunting and fishing. There is no full functioning of schools by privation management capabilities.

Keywords: Rural School. Primary school. School management. School organization.

 


Palavras-chave


Escola rural. Ensino primário. Gestão escolar. Organização escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049-2016.3

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