Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, pessoas em situação de rua, análise narrativa, iramuteqResumo
O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
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