Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194Palabras clave:
educação de jovens e adultos, pessoas em situação de rua, análise narrativa, iramuteqResumen
O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
Citas
ALVES MAZZOTTI, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa São Paulo: Fundação Carlos Chagas, (pp. 53-61). 1991.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Pesquisa Nacionalsobre a População em Situação de Rua. Brasília. 2008.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS. Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.Disponível em
http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugaisAcesso em: 29jan.2022.
CHARTIER, Jean.-François; MEUNIER, Jean.-Guy. Text mining methods for social representation analysis in Large Corpora. Paperson Social Representations, 20(37), 1-47.2011. Disponível em http://www.europhd.net/sites/europhd/files/images/onda_2/07/27th_lab/scientific_materials/sarrica/chartier_meunier_2011.pdf Acesso em: 29 jan.2022.
DOMINGUES, Eduardo Garcia Ribeiro Lopes. Moradia não é Mercadoria. Revista de direito da cidade , v. 5, p. 197, 2013.Disponível emhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/9729/7628Acesso em: 29 jan.2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 23ª reimpressão. 1987.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Comunicação e Extensão. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. Editora UNESP, São Paulo, 2001.
GADOTTI, Moacir. Prefácio: Pedagogia dos direitos e pedagogia social de rua. In: GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social de Rua. 6a. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social de Rua. 6a. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
GRILLO, Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, Délcia. (Org.) Ser professor. 4. ed. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2004. p. 73-89.
HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) Invenção dos Direitos Humanos. Tradução de Carlos Roberto Diogo Garcia, Antônio Henrique Grasiano, Jefferson Aparecido Dias. Florianópolis: Boiteux. 2009.
IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdfAcesso em: 29 jan.2022.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (editores). Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LAHLOU, Saadi. Text mining methods:AnanswertoChartierandMeunier. Paperson Social Representations, 20(38), 1-7.2012.Disponível emhttp://eprints.lse.ac.uk/46728/1/Text%20mining%20methods(lsero).pdfAcesso em: 29 jan.2022.
LOPES, DoraciAlves; MENDONÇA, Ana Paula. História e Habitação: cidadania e a questão social da população de rua em Campinas/SP. Impulso, Piracicaba, 19 (48): 41-60, jul-dez, 2009.doi:http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v19n48p41-59.
MARCHAND, Pascal;RATINAUD, Pierre. L’analyse de similitude appliqueéaux corpus textueles: lesprimairessocialistespourl’electionprésidentiellefrançaise. In Actesdes 11eme Journéesinternationales d’AnalysestatistiquedesDonnéesTextuelles. JADT 2012 (pp. 687-699). Liège, Belgique. Disponível emhttp://lexicometrica.univ-paris3.fr/jadt/jadt2012/Communications/Marchand,%20Pascal%20et%20al.%20-%20L'analyse%20de%20similitude%20appliquee%20aux%20corpus%20textuels.pdf Acesso em: 29 jan.2022.
NATALINO, Marco. Estimativa da população em situação de rua no Brasil (setembro de 2012 a março de 2020). Ipea: Disoc, 2020. (Nota Técnica, n. 73).Disponível emhttps://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200612_nt_disoc_n_73.pdfAcesso em: 29 jan.2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 10 de dezembro de 1948. Disponível em:https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=porAcesso em: 29 jan.2022.
RAMOS, Carmem Lucia Silveira. et. al. (orgs.). Diálogos sobre Direito Civil: construindo uma racionalidade contemporânea. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
SCHÜTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 210-222.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.