Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194

Palabras clave:

educação de jovens e adultos, pessoas em situação de rua, análise narrativa, iramuteq

Resumen

O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.

Biografía del autor/a

KLEYNE CRISTINA DORNELAS DE SOUZA, Universidade do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Estatística pela Universidade Paulista. Graduação em Estatística pela Universidade de Brasília. Graduação em Biologia pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do DF atuando na Universidade do Distrito Federal

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade de Brasília . Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2022-12-28

Número

Sección

Artigos