Vozes da rua ressoam na educação: narrativas de estudantes da EJA que vivem em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10194Keywords:
educação de jovens e adultos, pessoas em situação de rua, análise narrativa, iramuteqAbstract
O artigo apresenta a análise das narrativas de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) em situação de rua e de como a educação pode promover transformações em suas vidas. O estudo foi desenvolvido em escola de natureza especial da capital do Brasil que atende pessoas em situação de rua. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa em um grupo de vinte educandos. Os estudantes tiveram voz e visibilidade a partir da análise de narrativas fotográficas. A fotografia teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida a partir de uma ação protagonista de forma a apresentar o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua e sobre a educação.Os textos narrativos das entrevistas foram explorados por meio do software de análise lexical chamado Iramuteq. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. O software mostrou-se útil e eficaz para apoiar a análise das narrativas dos educandos da EJA em situação de rua. Como resultado da análise, apresenta-se indicios de que a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
References
ALVES MAZZOTTI, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa São Paulo: Fundação Carlos Chagas, (pp. 53-61). 1991.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Pesquisa Nacionalsobre a População em Situação de Rua. Brasília. 2008.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS. Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.Disponível em
http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugaisAcesso em: 29jan.2022.
CHARTIER, Jean.-François; MEUNIER, Jean.-Guy. Text mining methods for social representation analysis in Large Corpora. Paperson Social Representations, 20(37), 1-47.2011. Disponível em http://www.europhd.net/sites/europhd/files/images/onda_2/07/27th_lab/scientific_materials/sarrica/chartier_meunier_2011.pdf Acesso em: 29 jan.2022.
DOMINGUES, Eduardo Garcia Ribeiro Lopes. Moradia não é Mercadoria. Revista de direito da cidade , v. 5, p. 197, 2013.Disponível emhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/9729/7628Acesso em: 29 jan.2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 23ª reimpressão. 1987.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Comunicação e Extensão. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. Editora UNESP, São Paulo, 2001.
GADOTTI, Moacir. Prefácio: Pedagogia dos direitos e pedagogia social de rua. In: GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social de Rua. 6a. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social de Rua. 6a. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
GRILLO, Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, Délcia. (Org.) Ser professor. 4. ed. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2004. p. 73-89.
HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) Invenção dos Direitos Humanos. Tradução de Carlos Roberto Diogo Garcia, Antônio Henrique Grasiano, Jefferson Aparecido Dias. Florianópolis: Boiteux. 2009.
IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdfAcesso em: 29 jan.2022.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (editores). Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LAHLOU, Saadi. Text mining methods:AnanswertoChartierandMeunier. Paperson Social Representations, 20(38), 1-7.2012.Disponível emhttp://eprints.lse.ac.uk/46728/1/Text%20mining%20methods(lsero).pdfAcesso em: 29 jan.2022.
LOPES, DoraciAlves; MENDONÇA, Ana Paula. História e Habitação: cidadania e a questão social da população de rua em Campinas/SP. Impulso, Piracicaba, 19 (48): 41-60, jul-dez, 2009.doi:http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v19n48p41-59.
MARCHAND, Pascal;RATINAUD, Pierre. L’analyse de similitude appliqueéaux corpus textueles: lesprimairessocialistespourl’electionprésidentiellefrançaise. In Actesdes 11eme Journéesinternationales d’AnalysestatistiquedesDonnéesTextuelles. JADT 2012 (pp. 687-699). Liège, Belgique. Disponível emhttp://lexicometrica.univ-paris3.fr/jadt/jadt2012/Communications/Marchand,%20Pascal%20et%20al.%20-%20L'analyse%20de%20similitude%20appliquee%20aux%20corpus%20textuels.pdf Acesso em: 29 jan.2022.
NATALINO, Marco. Estimativa da população em situação de rua no Brasil (setembro de 2012 a março de 2020). Ipea: Disoc, 2020. (Nota Técnica, n. 73).Disponível emhttps://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200612_nt_disoc_n_73.pdfAcesso em: 29 jan.2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 10 de dezembro de 1948. Disponível em:https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=porAcesso em: 29 jan.2022.
RAMOS, Carmem Lucia Silveira. et. al. (orgs.). Diálogos sobre Direito Civil: construindo uma racionalidade contemporânea. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
SCHÜTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 210-222.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.