Educação de Surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10198

Palavras-chave:

Cidadania Linguística, Ensino Remoto, Desenvolvimento Linguístico.

Resumo

O trabalho tensiona as condições da educação de surdos no contexto da pandemia de Covid-19. Foram analisados 45 questionários respondidos por professores que atuam na educação de surdos. As análises partem dos Estudos Surdos e dos estudos de François Dubet. Com a suspensão das aulas presenciais, a educação de surdos acaba não promovendo a cidadania linguística. Isso resulta em ações educacionais paliativas, que não contemplam a educação bilíngue para surdos. Assim, desenvolve-se uma lógica contábil do sacrifício, pela qual apenas uma pequena parcela de alunos surdos que apresentam condições de participação tem efetivado o direito educacional.

Biografia do Autor

Graciele Marjana Kraemer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Linha de Pesquisa: Estudos Culturais em Educação, e do Departamento de Estudos Especializados (DEE/UFRGS). Graduada em Educação Especial: Deficientes da Audiocomunicação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2007). Mestre em Educação (2011) e Doutora em Educação (2017), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estudos de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Unisinos (2017-2019). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI) Unisinos e é pesquisadora membro da International Research Network on Inclusion, Learning and Technology in Education (RIIATE) e membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES (CNPq/UFRGS). Trabalha com os seguintes temas: Inclusão Escolar; Políticas Educacionais Inclusivas; Políticas e Práticas na Educação de Surdos.

Virgínia Maria Zilio, Unisinos

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos com bolsa PROEX/CAPES e Mestra em Educação pela mesma universidade (2020). Especialista em Libras pela Faculdade Censupeg (2020), Licenciada em Letras - Português/Espanhol pela Unisinos (2017). Desenvolve trabalhos relacionados aos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais - Libras, à educação de surdos e à inclusão escolar. Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Escola Especial de Surdos, no ensino de Língua Espanhola como L2, no ensino de Libras como L1 e L2 e de Língua Portuguesa como L2. Realizou intercâmbio na Universidade Nacional de Cuyo (UnCuyo), na Argentina, no primeiro semestre de 2013 com bolsa da CAPES. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI). Atualmente atua como professora em Escola Especial de Surdos.

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Publicado

2022-12-28

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Artigos