Educação de Surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10198Keywords:
Cidadania Linguística, Ensino Remoto, Desenvolvimento Linguístico.Abstract
O trabalho tensiona as condições da educação de surdos no contexto da pandemia de Covid-19. Foram analisados 45 questionários respondidos por professores que atuam na educação de surdos. As análises partem dos Estudos Surdos e dos estudos de François Dubet. Com a suspensão das aulas presenciais, a educação de surdos acaba não promovendo a cidadania linguística. Isso resulta em ações educacionais paliativas, que não contemplam a educação bilíngue para surdos. Assim, desenvolve-se uma lógica contábil do sacrifício, pela qual apenas uma pequena parcela de alunos surdos que apresentam condições de participação tem efetivado o direito educacional.
References
ALVES, Jessika Figueiredo; GOMES, Jacqueline De Souza. Educação de pessoas surdas em tempos de pandemia: linguagem, pensamento e relações de poder. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 306-319, Jun-Out., 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51903/35507 Acesso em: 15 Jan. 2021.
BAUMAN, Hansel. DeafSpace: visão para uma arquitetura mais centrada no humano.
In: LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Letramento visual e surdez. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017.
BASILIO, Renan; KRUG, Rodrigo de Rosso. Coronavírus: o desenvolvimento motor das crianças durante a pandemia do Covid-19. In: XIII Seminário de Pesquisa em Educação Física, 2020, Cruz Alta. Anais do XIII SePEF. Cruz Alta: Unicruz, 2020. v. 1. p. 1-9.
BENTO, Nanci Araújo. Os parâmetros fonológicos: configuração de mãos, ponto de articulação e movimento na aquisição da língua brasileira de sinais - um estudo de caso. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, 2010.
BESERRA. Bernadete; LAVERGNE, Rémi Fernand. O Desfile dos Descartáveis: Pandemia, Educação e Racismo no Brasil. In.: GADELHA, Sylvio; BESERRA, Bernadete.; MOTA, Thiago. (Orgs.). Biopolítica, tecnocultura e educação. São Paulo: Cambalache, 2021, p. 107-128.
DUBET, François. O Tempo das Paixões Tristes. Trad. PINHEIRO, Mauro. São Paulo: Vestígio, 2020.
FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em Tempos de Pandemia: Perspectivas Para o Ensino Da Língua Materna. Fólio - Revista de Letras, v. 12, p. 283-299, Fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453
GADELHA, Sylvio. Neoliberalismo E Educação: O Aluno Empresário De Si Mesmo. In: GADELHA, Sylvio; BESERRA, Bernadete; MOTA, Thiago. (Orgs.). Biopolítica, tecnocultura e educação. São Paulo: Cambalache, 2021, p. 89-106.
GÓES, Maria Cecília Rafael de; BARBETI, Renato de Souza . As interações da criança surda no espaço do recreio e sua formação bilíngue. In: LODI, Ana Cláudia Baleiro; LACERDA, Cristina Bróglia Feitosa de. (Org.). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais da escolarização. 3ed.Porto Alegre: Editora Mediação, 2012, p. 127-141.
Autor, 2020
LOPES, Maura Corcini. Para pensar a experiência escolar e pedagógica. In: LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini (Org.). Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 22-30.
LORDANI, Silvia Fernanda de Souza; BLANCO, Marília Bazan; COELHO NETO, João. Psicomotricidade na Educação Infantil: os desafios do ensino remoto emergencial na percepção dos pais e do professor de Educação Física. Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), v. 23, p. 447-467, Jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60023
MAINGUENEAU, Dominique. Argumentação e Análise do Discurso: reflexões a partir da segunda Provincial. Tradução de Eduardo Lopes Piris; Moisés Olímpio Ferreira. In: BARONAS, Roberto Leiser; MIOTELLO, Valdemir (Orgs.). Análise de Discurso: teorizações e métodos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 69-86.
MELO, Keite Silva de; TOMAZ, Adriana. Ensino remoto e as contradições no trabalho docente. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 12-35, Jun- Out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52400
QUADROS, Ronice de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RECH, Tatiana. O exercício da Cooperação como estratégia política na escola. In.: LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini (Org.). Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 75-84.
RODRIGUES, Carlos. Henrique; MEDEIROS, Davi Vieira. O uso de mouthing na interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais. In: V Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2016, Florianópolis. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Florianópolis: UFSC, 2016. v. 01. p. 1-15. Disponível em: https://www.congressotils.com.br/anais/2016/3604.pdf Acesso em: 20 Dez. 2020.
SOUZA, Flávia Faisal De; DAINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016303, p. 1-15, 2020, DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093
TERRA, Cristiane. Lima; CARVALHO, Fernanda Antoniollo Hammes de. A mediação do conhecimento científico na educação bilíngue de estudantes surdos. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-21, Mai. 2018. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Cristiane0102.pdf
UNESCO, Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. 1996. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/a_pdf/dec_universal_direitos_linguisticos.pdf Acesso em: 12 Out. 2021.
Autores, 2018.
WITCHS, Pedro Henrique. Políticas de Línguas de Sinais: a inclusão linguística em uma perspectiva transnacional. Travessias Interativas, São Cristóvão (SE), vol. 10, n. 22, p. 352– 365, jul-dez/2020. DOI: https://doi.org/10.51951/ti.v10i22
ZIZEK, Slavoj. Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.