Educação de Surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i3.10198Palabras clave:
Cidadania Linguística, Ensino Remoto, Desenvolvimento Linguístico.Resumen
O trabalho tensiona as condições da educação de surdos no contexto da pandemia de Covid-19. Foram analisados 45 questionários respondidos por professores que atuam na educação de surdos. As análises partem dos Estudos Surdos e dos estudos de François Dubet. Com a suspensão das aulas presenciais, a educação de surdos acaba não promovendo a cidadania linguística. Isso resulta em ações educacionais paliativas, que não contemplam a educação bilíngue para surdos. Assim, desenvolve-se uma lógica contábil do sacrifício, pela qual apenas uma pequena parcela de alunos surdos que apresentam condições de participação tem efetivado o direito educacional.
Citas
ALVES, Jessika Figueiredo; GOMES, Jacqueline De Souza. Educação de pessoas surdas em tempos de pandemia: linguagem, pensamento e relações de poder. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 306-319, Jun-Out., 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51903/35507 Acesso em: 15 Jan. 2021.
BAUMAN, Hansel. DeafSpace: visão para uma arquitetura mais centrada no humano.
In: LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Letramento visual e surdez. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017.
BASILIO, Renan; KRUG, Rodrigo de Rosso. Coronavírus: o desenvolvimento motor das crianças durante a pandemia do Covid-19. In: XIII Seminário de Pesquisa em Educação Física, 2020, Cruz Alta. Anais do XIII SePEF. Cruz Alta: Unicruz, 2020. v. 1. p. 1-9.
BENTO, Nanci Araújo. Os parâmetros fonológicos: configuração de mãos, ponto de articulação e movimento na aquisição da língua brasileira de sinais - um estudo de caso. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, 2010.
BESERRA. Bernadete; LAVERGNE, Rémi Fernand. O Desfile dos Descartáveis: Pandemia, Educação e Racismo no Brasil. In.: GADELHA, Sylvio; BESERRA, Bernadete.; MOTA, Thiago. (Orgs.). Biopolítica, tecnocultura e educação. São Paulo: Cambalache, 2021, p. 107-128.
DUBET, François. O Tempo das Paixões Tristes. Trad. PINHEIRO, Mauro. São Paulo: Vestígio, 2020.
FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em Tempos de Pandemia: Perspectivas Para o Ensino Da Língua Materna. Fólio - Revista de Letras, v. 12, p. 283-299, Fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7453
GADELHA, Sylvio. Neoliberalismo E Educação: O Aluno Empresário De Si Mesmo. In: GADELHA, Sylvio; BESERRA, Bernadete; MOTA, Thiago. (Orgs.). Biopolítica, tecnocultura e educação. São Paulo: Cambalache, 2021, p. 89-106.
GÓES, Maria Cecília Rafael de; BARBETI, Renato de Souza . As interações da criança surda no espaço do recreio e sua formação bilíngue. In: LODI, Ana Cláudia Baleiro; LACERDA, Cristina Bróglia Feitosa de. (Org.). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais da escolarização. 3ed.Porto Alegre: Editora Mediação, 2012, p. 127-141.
Autor, 2020
LOPES, Maura Corcini. Para pensar a experiência escolar e pedagógica. In: LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini (Org.). Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 22-30.
LORDANI, Silvia Fernanda de Souza; BLANCO, Marília Bazan; COELHO NETO, João. Psicomotricidade na Educação Infantil: os desafios do ensino remoto emergencial na percepção dos pais e do professor de Educação Física. Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), v. 23, p. 447-467, Jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60023
MAINGUENEAU, Dominique. Argumentação e Análise do Discurso: reflexões a partir da segunda Provincial. Tradução de Eduardo Lopes Piris; Moisés Olímpio Ferreira. In: BARONAS, Roberto Leiser; MIOTELLO, Valdemir (Orgs.). Análise de Discurso: teorizações e métodos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. p. 69-86.
MELO, Keite Silva de; TOMAZ, Adriana. Ensino remoto e as contradições no trabalho docente. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 12-35, Jun- Out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52400
QUADROS, Ronice de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RECH, Tatiana. O exercício da Cooperação como estratégia política na escola. In.: LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini (Org.). Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 75-84.
RODRIGUES, Carlos. Henrique; MEDEIROS, Davi Vieira. O uso de mouthing na interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais. In: V Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2016, Florianópolis. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Florianópolis: UFSC, 2016. v. 01. p. 1-15. Disponível em: https://www.congressotils.com.br/anais/2016/3604.pdf Acesso em: 20 Dez. 2020.
SOUZA, Flávia Faisal De; DAINEZ, Débora. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016303, p. 1-15, 2020, DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093
TERRA, Cristiane. Lima; CARVALHO, Fernanda Antoniollo Hammes de. A mediação do conhecimento científico na educação bilíngue de estudantes surdos. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-21, Mai. 2018. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Cristiane0102.pdf
UNESCO, Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. 1996. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/a_pdf/dec_universal_direitos_linguisticos.pdf Acesso em: 12 Out. 2021.
Autores, 2018.
WITCHS, Pedro Henrique. Políticas de Línguas de Sinais: a inclusão linguística em uma perspectiva transnacional. Travessias Interativas, São Cristóvão (SE), vol. 10, n. 22, p. 352– 365, jul-dez/2020. DOI: https://doi.org/10.51951/ti.v10i22
ZIZEK, Slavoj. Pandemia: Covid-19 e a reinvenção do comunismo. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.