A experiência de ser pai: um estudo fenomenológico sobre constituição identitária

Autores

  • Gilberto Ferreira Barreiros Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Heloisa Szymanski Professora Doutora da PUC/SP do Programa de Educação: Psicologia da Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/1067

Palavras-chave:

Constituição identitária, Homens Pais, Narrativa, Fenomenologia, Hermenêutica

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo o estudo da constituição identitária de homens pais a partir de narrativas de suas práticas educativas junto aos filhos. Seguiu-se a proposta de Ricoeur (1991) na compreensão do fenômeno da constituição identitária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica, que teve como procedimento a realização de encontros reflexivos propostos por Szymanski (2012) cujos temas versavam sobre a condição paterna na educação dos filhos. O procedimento de análise balizou-se no enfoque da hermenêutica de Ricoeur (1978). A narração de suas experiências proporcionou uma ativa reorganização e uma autointerpretação dos sentidos no processo de constituição identitária.

Biografia do Autor

Gilberto Ferreira Barreiros, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Psicologia da Educação PUC/SP Mestrado e Doutorado

Heloisa Szymanski, Professora Doutora da PUC/SP do Programa de Educação: Psicologia da Educação

Professora Doutora da PUC/SP do Programa de Educação: Psicologia da Educação

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Publicado

2013-07-02

Edição

Seção

Em foco