A experiência de ser pai: um estudo fenomenológico sobre constituição identitária

Autores/as

  • Gilberto Ferreira Barreiros Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Heloisa Szymanski Professora Doutora da PUC/SP do Programa de Educação: Psicologia da Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/1067

Palabras clave:

Constituição identitária, Homens Pais, Narrativa, Fenomenologia, Hermenêutica

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo o estudo da constituição identitária de homens pais a partir de narrativas de suas práticas educativas junto aos filhos. Seguiu-se a proposta de Ricoeur (1991) na compreensão do fenômeno da constituição identitária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica, que teve como procedimento a realização de encontros reflexivos propostos por Szymanski (2012) cujos temas versavam sobre a condição paterna na educação dos filhos. O procedimento de análise balizou-se no enfoque da hermenêutica de Ricoeur (1978). A narração de suas experiências proporcionou uma ativa reorganização e uma autointerpretação dos sentidos no processo de constituição identitária.

Biografía del autor/a

Gilberto Ferreira Barreiros, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Psicologia da Educação PUC/SP Mestrado e Doutorado

Heloisa Szymanski, Professora Doutora da PUC/SP do Programa de Educação: Psicologia da Educação

Professora Doutora da PUC/SP do Programa de Educação: Psicologia da Educação

Publicado

2013-07-02

Número

Sección

Em foco