O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10713

Palavras-chave:

Representações Socais, Professor, Inclusão, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico.

Biografia do Autor

GUILHERME ROCHA SAVAREZZI, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Doutorando em Educação com foco nas Representações Sociais sobre a Inclusão pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Mestre em Educação e Licenciado em Educação Física pela mesma Universidade, tendo recebido a Láurea Acadêmica ao final do mesmo pelo desempenho acadêmico demonstrado durante o curso. Além disso, participa do Grupo de estudo do Comportamento Motor (GECOM), com foco em projetos sobre a Inclusão no contexto educacional, dentre elas, uma pesquisa sobre a "Análise sistêmica do processo de inclusão escolar: a identificação de possibilidades de intervenção nos contextos físico, social e pedagógico", além de outra com o tema "Inclusão Escolar: Mediações exercidas pela Educação Física e por outras áreas do conhecimento" Tem sua linha de pesquisa voltada às Representações Sociais que permeiam o universo da Inclusão educacional e da Educação Física Escolar. Atualmente é Professor no Curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Professor de Educação Física da rede municipal de São Paulo - SP.

PEDRO HUMBERTO FARIA CAMPOS, Universidade Estadual do Rio de janeiro - UERJ

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1988), Mestrado em Psicologia Social (DEA)- Universite de Provence (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Doutorado em Psicologia Social pela Universite de Provence (1998). Atualmente é Pesquisador-Visitante junto ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Educação e Subjetividade (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas/ FAPESP. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIVERSO/RJ. Foi docente do PPG Psicologia da PUC- Goiás, entre 1999 e 2018.Coordenou o GT de Representações Sociais da ANPEPP, de 2010 a 2014. Tem experiência em projetos e programas de intervenção nas áreas de saúde mental e adolescência em situação de risco e conflito com a lei. Sua linha de pesquisa principal é o estudo das estruturas e dinâmicas das Representações Sociais, com especial enfoque no estudo das relações entre práticas sociais e representações, incluindo o estudo da mediação semiótica e dos processos de transformação das representações sociais. Temas atuais de estudo: práticas docentes, exclusão social e práticas inclusivas na escola, violência nas escolas e afetividade. Bolsista "Cientista do Nosso Estado", FAPERJ

ROBERTO GIMENEZ, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Física por esta mesma Universidade (2006). Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência no ensino pessoas com deficiência com especial atenção para a deficiência intelectual, síndrome de Down, Transtorno do Espectro do Autismo e crianças com dificuldades motoras. Além disso, desenvolve pesquisa sobre inclusão escolar a partir do paradigma da complexidade. Professor e Pesquisador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, e Mestrado (Profissional) em Formação de Gestores Educacionais. Atua nas linha de pesquisa de Subjetividades, Formação e Aprendizagens. Desenvolve pesquisas na área de Gestão e Contextos que possam favorecer a inclusão, desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Básica. Pos-Doutorando na Universidade de Aysén no Chile no Departamento de Ciências e Humanidades.

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2023-08-02

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Artigos