O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10713Palabras clave:
Representações Socais, Professor, Inclusão, EducaçãoResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico.
Citas
ABRIC, J–C. L’étude expérimentale des representations sociales. In: JODELET, D. (Ed.) Les représentations sociales. 4 ed., Paris: Presses Universitaires de France, 1994. p. 187-203.
ABRIC, J–C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A.S.P.; OLIVEIRA, D.C. (Org.) Estudos interdisciplinares de representação social. 2 ed., Goiânia: AB Editora, 2000. p. 27-38.
ABRIC, J–C. A zona muda das representações sociais. In: OLIVEIRA, D.C.; CAMPOS, P.H.F. Representações sociais: uma teoria sem fronteiras. Rio de Janeiro: Museu da República, 2005. p. 23-34.
ALMEIDA, S.A.; MENDES, C.B.Q.; CAMPOS, P.H.F. Práticas educativas e as representações sociais elaboradas por professores sobre alunos com déficit intelectual, dificuldades de aprendizagem e o transtorno do espectro autista. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de janeiro, v. 14, n. 35, p. 138-168, 2017.
ALVES-MAZZOTTI, A.J.A. Representações sociais: Aspectos teóricos e aplicação à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v.1, n. 1, p. 18-43, janeiro / junho, 2008.
APABLAZA, M.S. Representaciones sociales de profesores respecto de la diversidad escolar en relación a los contextos de desempeño profesional, prácticas y formación inicial. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v.40, n. 1, p. 7-24, 2014.
ARANHA, M.S.F. Educação inclusiva: transformação social ou retórica? In: OMOTE, S. Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe Publicações, 2004. p. 37-60.
AZEVEDO, K.R.; CERQUEIRA, T.C.S. Jovens com deficiência intelectual nas representações sociais de professores de ensino médio. Psicologia e Saber social, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 34-51, 2015.
BARBOSA, M. R., MATOS, P. M., COSTA, M. E. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 23, n.1, p. 24-34, 2011.
BIANCHETTI, L.; BERMAN, M. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. (Coord.). Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania. 12 ed., Campinas: Papirus, 2014.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394). Brasília: Centro Gráfico, 1996.
BRASIL. Decreto n. 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm>. Acesso em: 21 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 21 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4 de 13 de julho de 2010. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/SEF, 2017.
BRAULT, E.; GABARRUS, V.; MOUREAUD, L.; ROUILLON, F. L'inclusion des jeunes filles roms dans le système scolaire roumain, enquête de terrain à Craiova. Revista Universitar? de Sociologie, Craiova, v.15, n.1, p. 61-78, 2019.
CAMPOS, P.H.F. As práticas sociais e seu “contexto”. In: ROSO, A.; GUARESCHI, P.A.; HERNANDEZ, A.R.C.; NOVAES, A.; ACCORSSI, A.; GONÇALVES, C.S. (Orgs.) Mundos sem fronteiras: Representações Sociais e práticas psicossociais. Porto Alegre: ABRAPSO, 2021, p. 122-156.
DIAS, E.F.M.; GONÇALVES, J.P.; FONSECA, M.V.A.T. Diversidade e deficiência: Discursos da comunidade escolar sobre o processo de Inclusão em escolas de ensino comum. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-13, 2020.
DI PIERO, E. Miradas docentes sobre los jóvenes y las jóvenes como “otros indeseables” en secundarias universitarias en La Plata. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 17, n. 1, p. 269-283, 2019.
ENS, R.T.; EYNG, A.M.; GISI, M.L. Justiça escolar em um contexto de contradições: as representações de estudantes de licenciatura. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 47, p. 103-124, 2016.
FARIAS, I.S.; CAMPOS, D.T.F. Representações Sociais do Aluno Portador de Transtorno Mental e sua Inclusão na Escola: a visão de professores do ensino fundamental. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 35, p. 95-119, 2017.
FETTBACK, C.S.; BALDIN, N. O contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: as vozes dos professores e dos familiares na rede municipal de ensino de Joinville (SC). Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 17, p. 167-186, 2014.
FLAMENT, C.; Struture, dynamique et transformation des représentations sociales. In: ABRIC, J-C. (Ed.) Pratiques sociales et représentations. 1 ed., Paris: Presses Universitaires de France, 1994, p. 37-57.
FRAGOSO, F.M.R.A.; CASAL, J. Representações Sociais dos Educadores de Infância e a Inclusão de Alunos com necessidades Educativas Especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 3, p. 527-546, 2012.
GARNIQUE-CASTRO, F. Las representaciones sociales: Los docentes de educación básica frente a la inclusión escolar. Perfiles Educativos, Ciudad do México, v. 34, n. 137, p. 99-118, 2012.
GARNIQUE-CASTRO, F.; GUTIÉRREZ-VIDRIO, S. Educación básica e inclusión: un estudio de representaciones sociales. Magis - Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 4, n. 9, p. 577-593, 2012.
GIMENEZ R.; MANOEL, E.J. Comportamento Motor e deficiência: implicações para a pesquisa e intervenção. In: TANI, G. Comportamento Motor Humano: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Koogan, 2005.
GIMENEZ, R.; SILVA, M. H. A. Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade. Revista @mbienteeducação, v. 7, p. 266-274, 2014.
GIMENEZ, R. O percurso da Educação Física adaptada: do paradigma teológico a uma prática inclusiva. In: GIMENEZ, R & FREITAS, A. (Coord.). Educação Física inclusiva na educação básica: reflexões, propostas e ações. Curitiba: CRV, 2015, p. 15-26.
GIMENEZ, R.; CORREIA, W.R. O ensino para a compreensão: considerações sobre a formação docente para a educação física na educação básica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, p. 9-17, 2015.
GORCZEVSKI, C.; MARTIN, N. B. A Necessária Revisão do Conceito de Cidadania: Movimentos sociais e novos protagonistas na esfra pública democrática. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011.
GUTIÉRREZ, M.F.; FERNÁNDEZ, L.M. Representaciones sociales de docentes sobre la inclusión del estudiantado con discapacidad. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Ensenada, v. 22, e13, p. 1-14, 2020.
JODELET, D. Représentations sociales: um domaine en expansion. In: JODELET, D. (Ed.). Les représentations sociales. 4 ed., Paris: Presses Universitaires de France, 1994, p. 31-61.
LIMA, M.C.A.B.; MACHADO, M.A.D. As Representações Sociais dos licenciados de Física referentes à inclusão de deficientes visuais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p.119-131, 2011.
LIMA, N.S.T.; MANTOAN, M.T.E. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v.19 n.4 p. 824-832, 2017.
LOBATO, H.K.G. Dizeres de uma professora sobre a escolarização de surdos no contexto da Inclusão escolar em Breves-Pará. Periferia: educação, cultura & comunicação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 223-242, 2017.
MACHADO, M.S.; SIQUEIRA, M. Ensino de Ciências e Inclusão: Representações Sociais de professoras do Ensino Fundamental II. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-23, 2020.
MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MORALES, P. Las representaciones de los docentes en los procesos de construcción identitarios de las personas sordas dentro de su educación. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 37, n. 2, p. 161-180, 2011.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
MUSIS, C.R.; CARVALHO, S.P. Representações Sociais de professores acerca do aluno com deficiência: A prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 110, p. 201-217, 2010.
REINKE, C.A.; SCHEMES, C.; MAGALHÃES, M.L.; KESKE, H.A.G. Homossexualidade masculina e suas marcas históricas. MÉTIS: história & cultura, Caxias do Sul, v. 16, n. 31, p. 275-290, 2017.
SÁ, C.P. Núcleo central das representações sociais. 2 ed., Petrópolis: Vozes, 2002.
SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: Wva, 1997.
SAVAREZZI, G.R.; GIMENEZ, R. Educação corporal na perspectiva da inclusão social. In: CARREIRA FILHO, D.; CORREIA, W.R. (Orgs.) Educação corporal: entre anúncios e denúncias. 1 ed. Curitiba: CRV, 2016, v. 17, p. 45-64.
SILVA, A.S.; MORALES, P.C.M.; ALMEIDA, M.L.; SILVA, R.M.M.; SOBRINHO, R.A.S.; ZILLY, A. Discursos dos professores do apoio educacional especializado sobre inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 73-95, 2019.
SOUZA, E.J.; SILVA, J.P.; SANTOS, C. Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 519-544, 2017.
SOUZA, S.C.M. A representação social da inclusão na formação de professores. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1420-1444, 2020.
SOUZA, A.M.B; SOUSA, C.P.; GONÇALVES, H.M. Representação social e inclusão: lidando com a diferença. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 66, p. 1015-1037, 2020.
TUVAL, S. Teachers Living with Contradictions: Social Representations of Inclusion, Exclusion and Stratification in Israeli Schools. Papers on Social Representations, Lisboa, v. 23, p. 10.1-10.25, 2014.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Conferência Mundial de Educação Especial. 1994.
UJIIE, N.T.; ZYCH, A.C. Concepções de coordenadoras de CMEI e o paradigma da inclusão na educação da primeira infância. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 54-63, 2010.
VALA, J. Representações Sociais: para uma psicologia social do pensamento social. In: VALA, J.; MONTEIRO, M.B. (Orgs.) Psicologia Social. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1993, p. 353-384.
VARGAS, A.; PORTILHO, E.M.L. Representações sociais e concepções epistemológicas de aprendizagem de Professores da educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.24, n.3, p.359-372, 2018.
VIEIRA, S.C.M.; SILVA, K.V.P., AMORIM, M.R.F.B.; OLIVEIRA, M.A.S.G. Representações sociais dos professores no ensino-aprendizagem do adolescente com Síndrome de Down. Crítica Educativa, Sorocaba-SP, v. 1, n. 2, p. 187-199, 2015.
YIN, R.K. Pesquisa Qualitativa do início ao Fim. Porto Alegre: Penso Editora, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.