O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10713Keywords:
Representações Socais, Professor, Inclusão, EducaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico.
References
ABRIC, J–C. L’étude expérimentale des representations sociales. In: JODELET, D. (Ed.) Les représentations sociales. 4 ed., Paris: Presses Universitaires de France, 1994. p. 187-203.
ABRIC, J–C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A.S.P.; OLIVEIRA, D.C. (Org.) Estudos interdisciplinares de representação social. 2 ed., Goiânia: AB Editora, 2000. p. 27-38.
ABRIC, J–C. A zona muda das representações sociais. In: OLIVEIRA, D.C.; CAMPOS, P.H.F. Representações sociais: uma teoria sem fronteiras. Rio de Janeiro: Museu da República, 2005. p. 23-34.
ALMEIDA, S.A.; MENDES, C.B.Q.; CAMPOS, P.H.F. Práticas educativas e as representações sociais elaboradas por professores sobre alunos com déficit intelectual, dificuldades de aprendizagem e o transtorno do espectro autista. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de janeiro, v. 14, n. 35, p. 138-168, 2017.
ALVES-MAZZOTTI, A.J.A. Representações sociais: Aspectos teóricos e aplicação à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v.1, n. 1, p. 18-43, janeiro / junho, 2008.
APABLAZA, M.S. Representaciones sociales de profesores respecto de la diversidad escolar en relación a los contextos de desempeño profesional, prácticas y formación inicial. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v.40, n. 1, p. 7-24, 2014.
ARANHA, M.S.F. Educação inclusiva: transformação social ou retórica? In: OMOTE, S. Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe Publicações, 2004. p. 37-60.
AZEVEDO, K.R.; CERQUEIRA, T.C.S. Jovens com deficiência intelectual nas representações sociais de professores de ensino médio. Psicologia e Saber social, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 34-51, 2015.
BARBOSA, M. R., MATOS, P. M., COSTA, M. E. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 23, n.1, p. 24-34, 2011.
BIANCHETTI, L.; BERMAN, M. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. (Coord.). Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania. 12 ed., Campinas: Papirus, 2014.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394). Brasília: Centro Gráfico, 1996.
BRASIL. Decreto n. 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm>. Acesso em: 21 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 21 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4 de 13 de julho de 2010. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/SEF, 2017.
BRAULT, E.; GABARRUS, V.; MOUREAUD, L.; ROUILLON, F. L'inclusion des jeunes filles roms dans le système scolaire roumain, enquête de terrain à Craiova. Revista Universitar? de Sociologie, Craiova, v.15, n.1, p. 61-78, 2019.
CAMPOS, P.H.F. As práticas sociais e seu “contexto”. In: ROSO, A.; GUARESCHI, P.A.; HERNANDEZ, A.R.C.; NOVAES, A.; ACCORSSI, A.; GONÇALVES, C.S. (Orgs.) Mundos sem fronteiras: Representações Sociais e práticas psicossociais. Porto Alegre: ABRAPSO, 2021, p. 122-156.
DIAS, E.F.M.; GONÇALVES, J.P.; FONSECA, M.V.A.T. Diversidade e deficiência: Discursos da comunidade escolar sobre o processo de Inclusão em escolas de ensino comum. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 23, p. 1-13, 2020.
DI PIERO, E. Miradas docentes sobre los jóvenes y las jóvenes como “otros indeseables” en secundarias universitarias en La Plata. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 17, n. 1, p. 269-283, 2019.
ENS, R.T.; EYNG, A.M.; GISI, M.L. Justiça escolar em um contexto de contradições: as representações de estudantes de licenciatura. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 47, p. 103-124, 2016.
FARIAS, I.S.; CAMPOS, D.T.F. Representações Sociais do Aluno Portador de Transtorno Mental e sua Inclusão na Escola: a visão de professores do ensino fundamental. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 35, p. 95-119, 2017.
FETTBACK, C.S.; BALDIN, N. O contexto da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: as vozes dos professores e dos familiares na rede municipal de ensino de Joinville (SC). Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 17, p. 167-186, 2014.
FLAMENT, C.; Struture, dynamique et transformation des représentations sociales. In: ABRIC, J-C. (Ed.) Pratiques sociales et représentations. 1 ed., Paris: Presses Universitaires de France, 1994, p. 37-57.
FRAGOSO, F.M.R.A.; CASAL, J. Representações Sociais dos Educadores de Infância e a Inclusão de Alunos com necessidades Educativas Especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 3, p. 527-546, 2012.
GARNIQUE-CASTRO, F. Las representaciones sociales: Los docentes de educación básica frente a la inclusión escolar. Perfiles Educativos, Ciudad do México, v. 34, n. 137, p. 99-118, 2012.
GARNIQUE-CASTRO, F.; GUTIÉRREZ-VIDRIO, S. Educación básica e inclusión: un estudio de representaciones sociales. Magis - Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, v. 4, n. 9, p. 577-593, 2012.
GIMENEZ R.; MANOEL, E.J. Comportamento Motor e deficiência: implicações para a pesquisa e intervenção. In: TANI, G. Comportamento Motor Humano: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Koogan, 2005.
GIMENEZ, R.; SILVA, M. H. A. Formação de professores para a educação básica: revisitando concepções e práticas pedagógicas por meio do prisma de teorias da complexidade. Revista @mbienteeducação, v. 7, p. 266-274, 2014.
GIMENEZ, R. O percurso da Educação Física adaptada: do paradigma teológico a uma prática inclusiva. In: GIMENEZ, R & FREITAS, A. (Coord.). Educação Física inclusiva na educação básica: reflexões, propostas e ações. Curitiba: CRV, 2015, p. 15-26.
GIMENEZ, R.; CORREIA, W.R. O ensino para a compreensão: considerações sobre a formação docente para a educação física na educação básica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, p. 9-17, 2015.
GORCZEVSKI, C.; MARTIN, N. B. A Necessária Revisão do Conceito de Cidadania: Movimentos sociais e novos protagonistas na esfra pública democrática. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011.
GUTIÉRREZ, M.F.; FERNÁNDEZ, L.M. Representaciones sociales de docentes sobre la inclusión del estudiantado con discapacidad. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Ensenada, v. 22, e13, p. 1-14, 2020.
JODELET, D. Représentations sociales: um domaine en expansion. In: JODELET, D. (Ed.). Les représentations sociales. 4 ed., Paris: Presses Universitaires de France, 1994, p. 31-61.
LIMA, M.C.A.B.; MACHADO, M.A.D. As Representações Sociais dos licenciados de Física referentes à inclusão de deficientes visuais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p.119-131, 2011.
LIMA, N.S.T.; MANTOAN, M.T.E. Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v.19 n.4 p. 824-832, 2017.
LOBATO, H.K.G. Dizeres de uma professora sobre a escolarização de surdos no contexto da Inclusão escolar em Breves-Pará. Periferia: educação, cultura & comunicação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 223-242, 2017.
MACHADO, M.S.; SIQUEIRA, M. Ensino de Ciências e Inclusão: Representações Sociais de professoras do Ensino Fundamental II. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-23, 2020.
MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MORALES, P. Las representaciones de los docentes en los procesos de construcción identitarios de las personas sordas dentro de su educación. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 37, n. 2, p. 161-180, 2011.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
MUSIS, C.R.; CARVALHO, S.P. Representações Sociais de professores acerca do aluno com deficiência: A prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 110, p. 201-217, 2010.
REINKE, C.A.; SCHEMES, C.; MAGALHÃES, M.L.; KESKE, H.A.G. Homossexualidade masculina e suas marcas históricas. MÉTIS: história & cultura, Caxias do Sul, v. 16, n. 31, p. 275-290, 2017.
SÁ, C.P. Núcleo central das representações sociais. 2 ed., Petrópolis: Vozes, 2002.
SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: Wva, 1997.
SAVAREZZI, G.R.; GIMENEZ, R. Educação corporal na perspectiva da inclusão social. In: CARREIRA FILHO, D.; CORREIA, W.R. (Orgs.) Educação corporal: entre anúncios e denúncias. 1 ed. Curitiba: CRV, 2016, v. 17, p. 45-64.
SILVA, A.S.; MORALES, P.C.M.; ALMEIDA, M.L.; SILVA, R.M.M.; SOBRINHO, R.A.S.; ZILLY, A. Discursos dos professores do apoio educacional especializado sobre inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 73-95, 2019.
SOUZA, E.J.; SILVA, J.P.; SANTOS, C. Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 519-544, 2017.
SOUZA, S.C.M. A representação social da inclusão na formação de professores. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1420-1444, 2020.
SOUZA, A.M.B; SOUSA, C.P.; GONÇALVES, H.M. Representação social e inclusão: lidando com a diferença. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 66, p. 1015-1037, 2020.
TUVAL, S. Teachers Living with Contradictions: Social Representations of Inclusion, Exclusion and Stratification in Israeli Schools. Papers on Social Representations, Lisboa, v. 23, p. 10.1-10.25, 2014.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Conferência Mundial de Educação Especial. 1994.
UJIIE, N.T.; ZYCH, A.C. Concepções de coordenadoras de CMEI e o paradigma da inclusão na educação da primeira infância. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 54-63, 2010.
VALA, J. Representações Sociais: para uma psicologia social do pensamento social. In: VALA, J.; MONTEIRO, M.B. (Orgs.) Psicologia Social. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1993, p. 353-384.
VARGAS, A.; PORTILHO, E.M.L. Representações sociais e concepções epistemológicas de aprendizagem de Professores da educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.24, n.3, p.359-372, 2018.
VIEIRA, S.C.M.; SILVA, K.V.P., AMORIM, M.R.F.B.; OLIVEIRA, M.A.S.G. Representações sociais dos professores no ensino-aprendizagem do adolescente com Síndrome de Down. Crítica Educativa, Sorocaba-SP, v. 1, n. 2, p. 187-199, 2015.
YIN, R.K. Pesquisa Qualitativa do início ao Fim. Porto Alegre: Penso Editora, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.