Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia
percepção dos universitários
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.10803Palavras-chave:
ensino superior, formação inicial, estágio supervisionado, educação em enfermagemResumo
Objetivou-se analisar as percepções dos acadêmicos de Enfermagem acerca do Estágio Curricular Supervisionado em Obstetrícia realizado no Hospital (omitido para evitar identificação), pertencente à Universidade (omitido para evitar identificação). Desenvolveu-se um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com nove estagiários da Obstetrícia, que utilizou entrevista estruturada, com sete questões abertas como instrumento de coleta de dados, e o software Iramuteq para apoiar a análise do conteúdo. As narrativas, gravadas e transcritas, resultaram em três categorias temáticas: 1) relação teoria e prática; 2) insuficiência e mecanização do estágio obstétrico; e 3) fatores intervenientes na aprendizagem teórico-prática. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem estão preocupados com as divergências teórico-práticas, sobretudo diante dos problemas que afetam os serviços públicos obstétricos, que estão sobrelotados, por isso se solicita que as instituições de ensino compatibilizem seus ensinamentos à realidade que os futuros enfermeiros encontrarão no exercício profissional. Infere-se que o diálogo entre instituição formativa da saúde e o cenário de trabalho é uma necessidade premente com potencial para reorientar o conteúdo curricular conforme as peculiaridades da rede hospitalar pública brasileira.
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