“Eu sou porque nós somos”: Experiências do emocionar nas aprendizagens umbandistas

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DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10851

Resumo

Resumo: O artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou os processos de aprendizagem nos espaços umbandistas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como acontecem os processos de aprendizagem na Umbanda, tendo como fundamentação teórica a perspectiva Ubuntu e a Biologia do Amor de Humberto Maturana. Como orientação metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa numa perspectiva de recortes de histórias de vida.  A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com dez sujeitos de pesquisa de quatro espaços umbandistas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados indicam que nos espaços umbandistas as práticas religiosas não se separam das experiências de aprendizagem. Essas experiências de aprendizagem acontecem por meio da significação e ressignificação das práticas cotidianas que estão encharcadas pelos saberes tradicionais da Umbanda. Aprender na Umbanda é um processo de viver e conhecer em comunidade, em que os saberes tradicionais estão entrelaçados com as configurações do emocionar presente nos espaços umbandistas, representando uma grande diversidade epistemológica.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos Chagas, Secretaria Municipal de Esteio/RS.

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos/UNISINOS (2017), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS (2010), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2005) e Graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2003). Realizou Pós-doutorado em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle/UNILASALLE (2020 e 2022). É Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. 

E-mail. tutorwagnergp@gmail.com

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Publicado

2023-08-02

Edição

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Artigos