“Eu sou porque nós somos”: Experiências do emocionar nas aprendizagens umbandistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10851

Resumen

Resumo: O artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou os processos de aprendizagem nos espaços umbandistas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como acontecem os processos de aprendizagem na Umbanda, tendo como fundamentação teórica a perspectiva Ubuntu e a Biologia do Amor de Humberto Maturana. Como orientação metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa numa perspectiva de recortes de histórias de vida.  A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com dez sujeitos de pesquisa de quatro espaços umbandistas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados indicam que nos espaços umbandistas as práticas religiosas não se separam das experiências de aprendizagem. Essas experiências de aprendizagem acontecem por meio da significação e ressignificação das práticas cotidianas que estão encharcadas pelos saberes tradicionais da Umbanda. Aprender na Umbanda é um processo de viver e conhecer em comunidade, em que os saberes tradicionais estão entrelaçados com as configurações do emocionar presente nos espaços umbandistas, representando uma grande diversidade epistemológica.

Biografía del autor/a

Wagner dos Santos Chagas, Secretaria Municipal de Esteio/RS.

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos/UNISINOS (2017), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS (2010), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2005) e Graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2003). Realizou Pós-doutorado em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle/UNILASALLE (2020 e 2022). É Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. 

E-mail. tutorwagnergp@gmail.com

Publicado

2023-08-02

Número

Sección

Artigos