“Eu sou porque nós somos”: Experiências do emocionar nas aprendizagens umbandistas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10851Abstract
Resumo: O artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou os processos de aprendizagem nos espaços umbandistas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como acontecem os processos de aprendizagem na Umbanda, tendo como fundamentação teórica a perspectiva Ubuntu e a Biologia do Amor de Humberto Maturana. Como orientação metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa numa perspectiva de recortes de histórias de vida. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com dez sujeitos de pesquisa de quatro espaços umbandistas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados indicam que nos espaços umbandistas as práticas religiosas não se separam das experiências de aprendizagem. Essas experiências de aprendizagem acontecem por meio da significação e ressignificação das práticas cotidianas que estão encharcadas pelos saberes tradicionais da Umbanda. Aprender na Umbanda é um processo de viver e conhecer em comunidade, em que os saberes tradicionais estão entrelaçados com as configurações do emocionar presente nos espaços umbandistas, representando uma grande diversidade epistemológica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.