Professores(as) de Libras surdos(as): reflexões acerca da constituição da identidade profissional docente no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10880Palavras-chave:
Professor(a) surdo(a), Identidade profissional docente, Libras, Ensino Superior.Resumo
Professores(as) surdos(as) na disciplina de Libras no Ensino Superior carregam características específicas e que são inerentes, também, à Cultura Surda da qual pertencem. Com o presente estudo, objetivou-se investigar indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos de Libras que lecionam no Ensino Superior. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, no qual o procedimento utilizado para a produção de dados foi uma entrevista semiestruturada que foi gravada e transcrita. As entrevistas envolveram cinco professores(as) surdos(as) da disciplina de Libras. Os dados produzidos foram analisados com base em elementos da Análise de Conteúdo, quais sejam: Preparação das informações; Unitarização; Categorização; Descrição; e Interpretação. Concluiu-se com esse estudo que os professores entrevistados compreendem que a Cultura Surda e a Libras são componentes que interferem fortemente na constituição e fortalecimento de suas identidades como educadores. Destacam-se, também, a influência positiva de outros professores surdos na trajetória docente, a necessidade de pensarmos na formação do docente surdo para esse contexto, bem como a busca por igualdade em relação aos demais docentes ouvintes nas instituições de Ensino Superior.
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