Professores(as) de Libras surdos(as): reflexões acerca da constituição da identidade profissional docente no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10880

Palavras-chave:

Professor(a) surdo(a), Identidade profissional docente, Libras, Ensino Superior.

Resumo

Professores(as) surdos(as) na disciplina de Libras no Ensino Superior carregam características específicas e que são inerentes, também, à Cultura Surda da qual pertencem. Com o presente estudo, objetivou-se investigar indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos de Libras que lecionam no Ensino Superior. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, no qual o procedimento utilizado para a produção de dados foi uma entrevista semiestruturada que foi gravada e transcrita. As entrevistas envolveram cinco professores(as) surdos(as) da disciplina de Libras. Os dados produzidos foram analisados com base em elementos da Análise de Conteúdo, quais sejam: Preparação das informações; Unitarização; Categorização; Descrição; e Interpretação. Concluiu-se com esse estudo que os professores entrevistados compreendem que a Cultura Surda e a Libras são componentes que interferem fortemente na constituição e fortalecimento de suas identidades como educadores. Destacam-se, também, a influência positiva de outros professores surdos na trajetória docente, a necessidade de pensarmos na formação do docente surdo para esse contexto, bem como a busca por igualdade em relação aos demais docentes ouvintes nas instituições de Ensino Superior.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Realizou estágio de pós-doutoramento com a professora Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, na Universidade Estadual de Londrina (2018-2019). É Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná nos cursos de: Licenciatura em Matemática, Pós-graduação em Educação Matemática e Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática desde a sua criação no ano de 2012. Editor do Periódico Educação Matemática em Revista (2022-2025), da SBEM. Foi Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Paraná (2017-2019). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática. Membro co-fundador do Grupo 13 da SBEM (Diferença, Inclusão e Educação Matemática). Membro do “Comitê Assessor de Área da Fundação Araucária” em Ciências Humanas, na gestão de 2020/2024. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, Ensino de Matemática para surdos e Formação docente em uma perspectiva inclusiva. Tem parcerias com pesquisadores da PUC-SP, UFRJ, IFES, UNIFESSPA, UEL, UESC-BA, Unioeste e UFPA. É revisor de 15 periódicos científicos brasileiros que publicam investigações em Educação Matemática. Compõe a Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática como segundo secretário na gestão 2022-2025.

Edna Fabrícia Tecco, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Letras (Português/Inglês/Espanhol) pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (2010); Graduada em Letras - Libras (habilitação em Libras) pelo INSTITUTO EFICAZ (2016) e graduada em Pedagogia pela Faculdades FAMA (2017). Atualmente sou professora do COLÉGIO NOVO HORIZONTE, no ensino fundamental II e médio (período matutino) e professora da Disciplina de Libras da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR) e da sala de recurso multifuncional da surdez ofertado pela rede estadual. Experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/Libras, atuando principalmente no seguintes temas: inclusão.educação de surdos. ensino regular. Intérprete de Libras.

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2024-08-30

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Artigos