Professores(as) de Libras surdos(as): reflexões acerca da constituição da identidade profissional docente no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10880

Palabras clave:

Professor(a) surdo(a), Identidade profissional docente, Libras, Ensino Superior.

Resumen

Professores(as) surdos(as) na disciplina de Libras no Ensino Superior carregam características específicas e que são inerentes, também, à Cultura Surda da qual pertencem. Com o presente estudo, objetivou-se investigar indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos de Libras que lecionam no Ensino Superior. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, no qual o procedimento utilizado para a produção de dados foi uma entrevista semiestruturada que foi gravada e transcrita. As entrevistas envolveram cinco professores(as) surdos(as) da disciplina de Libras. Os dados produzidos foram analisados com base em elementos da Análise de Conteúdo, quais sejam: Preparação das informações; Unitarização; Categorização; Descrição; e Interpretação. Concluiu-se com esse estudo que os professores entrevistados compreendem que a Cultura Surda e a Libras são componentes que interferem fortemente na constituição e fortalecimento de suas identidades como educadores. Destacam-se, também, a influência positiva de outros professores surdos na trajetória docente, a necessidade de pensarmos na formação do docente surdo para esse contexto, bem como a busca por igualdade em relação aos demais docentes ouvintes nas instituições de Ensino Superior.

Biografía del autor/a

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Realizou estágio de pós-doutoramento com a professora Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, na Universidade Estadual de Londrina (2018-2019). É Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná nos cursos de: Licenciatura em Matemática, Pós-graduação em Educação Matemática e Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática desde a sua criação no ano de 2012. Editor do Periódico Educação Matemática em Revista (2022-2025), da SBEM. Foi Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Paraná (2017-2019). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática. Membro co-fundador do Grupo 13 da SBEM (Diferença, Inclusão e Educação Matemática). Membro do “Comitê Assessor de Área da Fundação Araucária” em Ciências Humanas, na gestão de 2020/2024. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, Ensino de Matemática para surdos e Formação docente em uma perspectiva inclusiva. Tem parcerias com pesquisadores da PUC-SP, UFRJ, IFES, UNIFESSPA, UEL, UESC-BA, Unioeste e UFPA. É revisor de 15 periódicos científicos brasileiros que publicam investigações em Educação Matemática. Compõe a Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática como segundo secretário na gestão 2022-2025.

Edna Fabrícia Tecco, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Letras (Português/Inglês/Espanhol) pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (2010); Graduada em Letras - Libras (habilitação em Libras) pelo INSTITUTO EFICAZ (2016) e graduada em Pedagogia pela Faculdades FAMA (2017). Atualmente sou professora do COLÉGIO NOVO HORIZONTE, no ensino fundamental II e médio (período matutino) e professora da Disciplina de Libras da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR) e da sala de recurso multifuncional da surdez ofertado pela rede estadual. Experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/Libras, atuando principalmente no seguintes temas: inclusão.educação de surdos. ensino regular. Intérprete de Libras.

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Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Artigos