Representações da mulher em livro didático: figura ilustrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10925

Palavras-chave:

Livro didático de língua portuguesa, Mulher autora, Representações de mulher

Resumo

Com o presente estudo, buscamos perceber em que momentos e situações as representações de mulheres comparecem no livro - Português: linguagens, organizado pelos autores William Cereja e Thereza Cochar - destinado ao 3º ano do Ensino Médio manual. Dessa forma, o foco deste estudo é discutir a representação da mulher tanto em imagens visuais como em textos verbais veiculados no manual, assim como o espaço da mulher autora. O aporte teórico privilegiado para a análise é Scott (1995), Louro (1997), Collins e Bilge (2021), Woolf (2014). Trata-se de estudo descritivo e analítico, situado no campo da problematização e com análise de imagens paradas. Realizamos leitura exploratória do livro didático e dela extraímos o foco do estudo – presença/ausência da mulher nos textos, a fim de problematizar a presença ou ausência da mulher na obra. Percebemos que a maior parte das aparições ocorre por meio de imagens visuais de mulheres que acompanham textos escritos de autores homens. A mulher representada sob o olhar masculino nos textos verbais e nas ilustrações reforça a sua condição por muito tempo normalizada. No manual didático em tela, são raras as aparições da mulher que cria sob a sua própria ótica. Esses aspectos identificados no artigo parecem-nos ainda mais problemáticos, uma vez que a coleção que integra o corpus desta pesquisa foi a que obteve maior número de exemplares distribuído às escolas de Ensino Médio, pelo Ministério da Educação, pelo PNLD/2015.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras PUCRS.

Pós-doutor em Educação UFMG e pela Universidade de Lisboa.

Diana Lusa, Doutoranda em Educação na Universidade de Caxias do Sul

Pedagoga IFRS Veranópolis.

Doutoranda em Educação na Universidade de Caxias do Sul.

Graduada em Letras e Filosofia.

Integrante do Grupo de pesquisa OLLI-UCS

Caroline Gaspar Opptiz, Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Psicologia

Bolsista iniciação científica CNPq.

Integrante do grupo de pesquisa Observatório de Leitura e Literatura - OLLI

Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, Professora UNIMONTES-BH

Doutora em Letras. Professora e pesquisadora na UNIMONTES.

Referências

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos