Representações da mulher em livro didático: figura ilustrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10925Palavras-chave:
Livro didático de língua portuguesa, Mulher autora, Representações de mulherResumo
Com o presente estudo, buscamos perceber em que momentos e situações as representações de mulheres comparecem no livro - Português: linguagens, organizado pelos autores William Cereja e Thereza Cochar - destinado ao 3º ano do Ensino Médio manual. Dessa forma, o foco deste estudo é discutir a representação da mulher tanto em imagens visuais como em textos verbais veiculados no manual, assim como o espaço da mulher autora. O aporte teórico privilegiado para a análise é Scott (1995), Louro (1997), Collins e Bilge (2021), Woolf (2014). Trata-se de estudo descritivo e analítico, situado no campo da problematização e com análise de imagens paradas. Realizamos leitura exploratória do livro didático e dela extraímos o foco do estudo – presença/ausência da mulher nos textos, a fim de problematizar a presença ou ausência da mulher na obra. Percebemos que a maior parte das aparições ocorre por meio de imagens visuais de mulheres que acompanham textos escritos de autores homens. A mulher representada sob o olhar masculino nos textos verbais e nas ilustrações reforça a sua condição por muito tempo normalizada. No manual didático em tela, são raras as aparições da mulher que cria sob a sua própria ótica. Esses aspectos identificados no artigo parecem-nos ainda mais problemáticos, uma vez que a coleção que integra o corpus desta pesquisa foi a que obteve maior número de exemplares distribuído às escolas de Ensino Médio, pelo Ministério da Educação, pelo PNLD/2015.
Referências
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Programas do livro (Dados estatísticos). Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos-anos-anteriores>. Acesso em: 06 jun. 2019.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução: Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1999.
CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português: Linguagens 3. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In P. Rabinow, H. Dreyfus, Michel Foucault: uma trajetória filosófica (V. P. Carrero, trad., pp. 231-249). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1995.
LEVIN, Orna Messer. Entrevista à Professora Doutora Constância Lima Duarte. SOLETRAS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – PPLIN Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Número 40 (jul.-dez. 2020). Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/viewFile/54155/34922>. Acesso em: 11 mai. 2022.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 37-56.
PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (editores). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um anual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 319-342.
RIBEIRO. Arilda I. M. Mulheres Educadas na Colônia. In VEIGA, C. G.; LOPES, E. M. T.; SILVA, V. L. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RIBEIRO. Jucélia S. B. Brincadeiras de Meninas e de Meninos: socialização, sexualidade e gênero entre crianças e a construção social das diferenças. Cadernos Pagu (26), janeiro-junho de 2006: pp. 145-168.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & realidade, v. 20, n. 2, 1995.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.