Representações da mulher em livro didático: figura ilustrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10925Keywords:
Livro didático de língua portuguesa, Mulher autora, Representações de mulherAbstract
Com o presente estudo, buscamos perceber em que momentos e situações as representações de mulheres comparecem no livro - Português: linguagens, organizado pelos autores William Cereja e Thereza Cochar - destinado ao 3º ano do Ensino Médio manual. Dessa forma, o foco deste estudo é discutir a representação da mulher tanto em imagens visuais como em textos verbais veiculados no manual, assim como o espaço da mulher autora. O aporte teórico privilegiado para a análise é Scott (1995), Louro (1997), Collins e Bilge (2021), Woolf (2014). Trata-se de estudo descritivo e analítico, situado no campo da problematização e com análise de imagens paradas. Realizamos leitura exploratória do livro didático e dela extraímos o foco do estudo – presença/ausência da mulher nos textos, a fim de problematizar a presença ou ausência da mulher na obra. Percebemos que a maior parte das aparições ocorre por meio de imagens visuais de mulheres que acompanham textos escritos de autores homens. A mulher representada sob o olhar masculino nos textos verbais e nas ilustrações reforça a sua condição por muito tempo normalizada. No manual didático em tela, são raras as aparições da mulher que cria sob a sua própria ótica. Esses aspectos identificados no artigo parecem-nos ainda mais problemáticos, uma vez que a coleção que integra o corpus desta pesquisa foi a que obteve maior número de exemplares distribuído às escolas de Ensino Médio, pelo Ministério da Educação, pelo PNLD/2015.
References
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Programas do livro (Dados estatísticos). Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos-anos-anteriores>. Acesso em: 06 jun. 2019.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução: Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1999.
CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português: Linguagens 3. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In P. Rabinow, H. Dreyfus, Michel Foucault: uma trajetória filosófica (V. P. Carrero, trad., pp. 231-249). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1995.
LEVIN, Orna Messer. Entrevista à Professora Doutora Constância Lima Duarte. SOLETRAS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – PPLIN Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Número 40 (jul.-dez. 2020). Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/viewFile/54155/34922>. Acesso em: 11 mai. 2022.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 37-56.
PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (editores). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um anual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 319-342.
RIBEIRO. Arilda I. M. Mulheres Educadas na Colônia. In VEIGA, C. G.; LOPES, E. M. T.; SILVA, V. L. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RIBEIRO. Jucélia S. B. Brincadeiras de Meninas e de Meninos: socialização, sexualidade e gênero entre crianças e a construção social das diferenças. Cadernos Pagu (26), janeiro-junho de 2006: pp. 145-168.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & realidade, v. 20, n. 2, 1995.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.