Pensando o possível papel da gestão democrática na promoção das relações étnico-raciais

Autores

  • Wesley Faria Andrade *Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) - Colégio Estadual Subtenente PM Cláudio Hentzy Ferreira e Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé
  • Rosimeri Noronha Cosendey Supervisora Educacional FAETEC-RJ e Inspetora Escolar SEEDUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10927

Palavras-chave:

Gestor, Gestão Democrática, Educação Antirracista, Relações Étnico-raciais

Resumo

Este artigo possui como objetivo discutir o possível papel da gestão democrática na promoção das relações étnico-raciais no ambiente escolar, particularmente, a partir da figura do gestor, tendo em vista que sua atuação certamente pode contribuir para a efetivação do conteúdo das Leis nos 10.639/2003 e 11.645/2008. Para tanto, autores como LÜCK (1996; 2000; 2002; 2006), PARO (2001), VEIGA (2003), RODRIGUES (2011) ARAÚJO; BRAGA (2019) foram utilizados para o desenvolvimento epistemológico deste artigo cujo resultado é fruto de pesquisa bibliográfica de abordagem essencialmente qualitativa.

Biografia do Autor

Wesley Faria Andrade, *Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) - Colégio Estadual Subtenente PM Cláudio Hentzy Ferreira e Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé

Doutorando em Políticas Sociais pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciado em História e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2008, 2016). Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto de Educação Superior, hoje a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (2011), em Educação e Relações Raciais pela Universidade Federal Fluminense (2015) e em Cultura, Patrimônio e Educação: Diálogos no Território, ofertada pelo Instituto Federal Fluminense. Ademais, tem experiência em apoio organizacional de arquivo e em regência de turma nas disciplinas de História e (Filosofia-eventualmente), sendo professor docente I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no município de Santo Antônio de Pádua. Além disso, apresenta como interesse de estudo o ensino de História, preocupando-se primordialmente com a questão das representações sociais dos docentes que atuam nesse componente curricular na Educação Básica.

Rosimeri Noronha Cosendey, Supervisora Educacional FAETEC-RJ e Inspetora Escolar SEEDUC-RJ

Doutora em Ciência da Educação - Universidad Americana (2018). Pós-graduada em Coordenação Pedagógica - PUC - MINAS (2002). Pós-graduada em Educação Infantil (2003). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (2001). Supervisora Educacional FAETEC/RJ. Professor Inspetor Escolar SEEDUC/RJ. Tutora CEDERJ / UNIRIO. Atua em pesquisas nos seguintes temas: teoria-prática-formação, prática pedagógica, formação de professor, estágio supervisionado, gestão

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2023-10-20

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Artigos