Pensando o possível papel da gestão democrática na promoção das relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10927Palabras clave:
Gestor, Gestão Democrática, Educação Antirracista, Relações Étnico-raciaisResumen
Este artigo possui como objetivo discutir o possível papel da gestão democrática na promoção das relações étnico-raciais no ambiente escolar, particularmente, a partir da figura do gestor, tendo em vista que sua atuação certamente pode contribuir para a efetivação do conteúdo das Leis nos 10.639/2003 e 11.645/2008. Para tanto, autores como LÜCK (1996; 2000; 2002; 2006), PARO (2001), VEIGA (2003), RODRIGUES (2011) ARAÚJO; BRAGA (2019) foram utilizados para o desenvolvimento epistemológico deste artigo cujo resultado é fruto de pesquisa bibliográfica de abordagem essencialmente qualitativa.Citas
ANDRADE, W. F. Por uma Educação antirracista: a importância da Lei nº 10.639/03. Educação Pública, v. 19, nº 30, 19 de novembro de 2019. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/por-uma-educacao-antirracista-a-import ancia-da-lei-n-10639-de-2003>. Acesso em 02 de março de 2023.
ANDRADE, W. F. Relações Étnico-raciais no Brasil: Democracia Racial. A Revista de Ciências e Conhecimentos DUC IN ALTUM, v. v.16, p. 107-113, 2017.
ARAÚJO, Helena De Lima Marinho Rodrigues; BRAGA, Aline Cristina Clemente . A escola de todas as cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo. Revista Exitus, v. 9, p. 263, 2019. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexit us/article/view/863/444>. Acesso em 05 de março de 2023.
ARROYO, Miguel G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; D’ADESKY, Jacques. Racismo, Preconceito e Intolerância. São Paulo: Atual, 2009.
BRASIL. Constituição (1998). Constituição Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais nº 1/92 e 28/2000 e Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94 Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições Técnicas, 2000.p. 393.
______. Constituição (1998). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em< http://www.mec.gov.br>. Acesso em 30.01.2023
______. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2003. Disponível em: <http://bit.ly/2czlf9u>. Acesso em: 01 de março de 2023.
______. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://bit.ly/2czlf9u>. Acesso em: 01 de março de 2023.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Tema Transversal: Pluralidade Cultural. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://bit.ly/2cyl2Qr>. Acesso em: 01 de março de 2023.
______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana. Brasília, Ministério da Educação, 2004.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, L. F. . Pedagogia Decolonial e Educação Anti-Racista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 15-40, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100002&scr ipt=sci_arttext>. Acesso em: 01 de março de 2023.
DAGNINO, Evelina (2004) “¿Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando?” En Daniel Mato (coord.), Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, pp. 95-110. Disponível em:<https://privatizacaodarua.reporterbrasil.org.br/dadosabertos/bibliografia/Sociedade%20C
ivil%20Participa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Cidadania%20%20Evelina%20Dagnino.pdf> Acesso em: 12 de janeiro de 2023.
FONTOURA, Helena Amaral da. Gestão 1. V. 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GIMEN SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Gomes, Nilma Lino. O movimento Negro Educacor. Petrópolis: Vozes, 2017.
GRACINDO, R. V. O Gestor Escolar e as Demandas da Gestão Democrática: Exigências, Práticas, Perfil e Formação. Retratos da Escola, v. 3, p. 135-147, 2009. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107/296>. Acesso: 13 de março de 2023
LÜCK, Heloísa. Ação Integradora: administração, supervisão e orientação educacional. Rio de Janeiro: Editora LTDA, 1996.
______. Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. In: Em Aberto, n° 72. Gestão Escolar e Formação de Gestores, Jun de 2000.
______. Heloísa et al. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
______. Heloísa. A gestão participativa na escola. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
RODRIGUES, Ruth Meyre M.. Educação das Relações Étnico-Raciais e Gestão Escolar. Cadernos ANPAE, v. 1, p. 1-13, 2011. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0480.pdf>. Acesso em: 08 de janeiro de 2023.
SAVIANI, Derneval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Campinas: Autores Associados, 1999.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SERPA, Andréa. Cultura Escolar em Movimento: diálogos possíveis. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011.
SOUZA, Ângelo Ricardo De. Explorando e Construindo um Conceito de Gestão Escolar Democrática. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 25, p. 123-140, 2009 disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-6982009000300007&script=sci_arttext&tlng=pt >Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.
STREK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. São Paulo: Autêntica, 2016.
VALENTE, A. L. E. F.. Conhecimentos Antropológicos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Para uma Discussão sobre a Pluralidade Cultural. In: XXII ANPOCS, 1998. PROGRAMA DO XXII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. CAXAMBU.
VEIGA, Ilma P. A. (Org). Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. Campinas, 13. ed. SP: Papirus, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.