Pensando o possível papel da gestão democrática na promoção das relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10927Keywords:
Gestor, Gestão Democrática, Educação Antirracista, Relações Étnico-raciaisAbstract
Este artigo possui como objetivo discutir o possível papel da gestão democrática na promoção das relações étnico-raciais no ambiente escolar, particularmente, a partir da figura do gestor, tendo em vista que sua atuação certamente pode contribuir para a efetivação do conteúdo das Leis nos 10.639/2003 e 11.645/2008. Para tanto, autores como LÜCK (1996; 2000; 2002; 2006), PARO (2001), VEIGA (2003), RODRIGUES (2011) ARAÚJO; BRAGA (2019) foram utilizados para o desenvolvimento epistemológico deste artigo cujo resultado é fruto de pesquisa bibliográfica de abordagem essencialmente qualitativa.References
ANDRADE, W. F. Por uma Educação antirracista: a importância da Lei nº 10.639/03. Educação Pública, v. 19, nº 30, 19 de novembro de 2019. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/por-uma-educacao-antirracista-a-import ancia-da-lei-n-10639-de-2003>. Acesso em 02 de março de 2023.
ANDRADE, W. F. Relações Étnico-raciais no Brasil: Democracia Racial. A Revista de Ciências e Conhecimentos DUC IN ALTUM, v. v.16, p. 107-113, 2017.
ARAÚJO, Helena De Lima Marinho Rodrigues; BRAGA, Aline Cristina Clemente . A escola de todas as cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo. Revista Exitus, v. 9, p. 263, 2019. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexit us/article/view/863/444>. Acesso em 05 de março de 2023.
ARROYO, Miguel G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; D’ADESKY, Jacques. Racismo, Preconceito e Intolerância. São Paulo: Atual, 2009.
BRASIL. Constituição (1998). Constituição Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais nº 1/92 e 28/2000 e Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94 Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições Técnicas, 2000.p. 393.
______. Constituição (1998). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em< http://www.mec.gov.br>. Acesso em 30.01.2023
______. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2003. Disponível em: <http://bit.ly/2czlf9u>. Acesso em: 01 de março de 2023.
______. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://bit.ly/2czlf9u>. Acesso em: 01 de março de 2023.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Tema Transversal: Pluralidade Cultural. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://bit.ly/2cyl2Qr>. Acesso em: 01 de março de 2023.
______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana. Brasília, Ministério da Educação, 2004.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, L. F. . Pedagogia Decolonial e Educação Anti-Racista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 15-40, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100002&scr ipt=sci_arttext>. Acesso em: 01 de março de 2023.
DAGNINO, Evelina (2004) “¿Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando?” En Daniel Mato (coord.), Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, pp. 95-110. Disponível em:<https://privatizacaodarua.reporterbrasil.org.br/dadosabertos/bibliografia/Sociedade%20C
ivil%20Participa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Cidadania%20%20Evelina%20Dagnino.pdf> Acesso em: 12 de janeiro de 2023.
FONTOURA, Helena Amaral da. Gestão 1. V. 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GIMEN SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Gomes, Nilma Lino. O movimento Negro Educacor. Petrópolis: Vozes, 2017.
GRACINDO, R. V. O Gestor Escolar e as Demandas da Gestão Democrática: Exigências, Práticas, Perfil e Formação. Retratos da Escola, v. 3, p. 135-147, 2009. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107/296>. Acesso: 13 de março de 2023
LÜCK, Heloísa. Ação Integradora: administração, supervisão e orientação educacional. Rio de Janeiro: Editora LTDA, 1996.
______. Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. In: Em Aberto, n° 72. Gestão Escolar e Formação de Gestores, Jun de 2000.
______. Heloísa et al. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
______. Heloísa. A gestão participativa na escola. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
RODRIGUES, Ruth Meyre M.. Educação das Relações Étnico-Raciais e Gestão Escolar. Cadernos ANPAE, v. 1, p. 1-13, 2011. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0480.pdf>. Acesso em: 08 de janeiro de 2023.
SAVIANI, Derneval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Campinas: Autores Associados, 1999.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SERPA, Andréa. Cultura Escolar em Movimento: diálogos possíveis. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011.
SOUZA, Ângelo Ricardo De. Explorando e Construindo um Conceito de Gestão Escolar Democrática. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 25, p. 123-140, 2009 disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-6982009000300007&script=sci_arttext&tlng=pt >Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.
STREK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. São Paulo: Autêntica, 2016.
VALENTE, A. L. E. F.. Conhecimentos Antropológicos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Para uma Discussão sobre a Pluralidade Cultural. In: XXII ANPOCS, 1998. PROGRAMA DO XXII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. CAXAMBU.
VEIGA, Ilma P. A. (Org). Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. Campinas, 13. ed. SP: Papirus, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.