Da Constituição ao PPP: bases da educação para as relações étnico-raciais no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11163

Resumo

Este artigo avalia criticamente as normas que orientam as questões sobre o Multiculturalismo como Tema Contemporâneo Transversal na Educação Básica no Brasil. A análise crítico-qualitativa seguiu em uma abordagem hierárquica das regras emitidas no país, dada a permanência da discriminação racial na sociedade. Os resultados revelaram bases sólidas para a incorporação do tema nos planos educacionais, abarcando suas múltiplas facetas e estratos hierárquicos. Entretanto, sua efetiva inclusão ainda depende em grande medida das iniciativas individuais das instituições de ensino, enfatizando a necessidade de apoio à qualificação docente para concretizar os impactos desejados na educação básica.

Biografia do Autor

Letícia Lopes, ULBRA

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas: Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História, Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-06-14

Edição

Seção

Artigos