A TEMÁTICA SOLOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11213Resumo
A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional, que norteia a formulação dos currículos das redes escolares de todo o Brasil, sugerindo trabalhar conceitos essenciais para serem desenvolvidos nos estudantes. Este trabalho tem o objetivo de destacar, na Base, os temas relacionados ao recurso natural Solo. Foi utilizado método de análise de conteúdo. Foram analisadas as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e, no Ensino Médio, as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Foi utilizada análise de Classificação Hierárquica Descendente utilizando o software estatístico Iramuteq 0.7 alpha 2_2020. Essa técnica de análise é utilizada para identificar classes de palavras em documentos que possuem características semelhantes. Para que os textos se adequem a esta análise, é necessário um aproveitamento de ≥ 75% das palavras. Como resultados, encontrou-se que solo é um tema multidisciplinar. Há diversos temas relacionados a este recurso natural desde os primeiros Anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Ciências da Natureza contribuem para o ensino de solos, trabalhando com características importantes sobre este recurso natural e, Ciências Humanas contribuem com o desenvolvimento do pensamento crítico, com assuntos relacionados ao dia a dia dos educandos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.