A HERANÇA CULTURAL E SUAS CONTRADIÇÕES: TRAJETÓRIAS ESCOLARES INTERGERACIONAIS DE UMA FAMÍLIA DOS MEIOS POPULARES
INTERGENERATIONAL SCHOOL TRAJECTORIES OF A LOW-INCOME FAMILY
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11224Resumo
O artigo tem como objetivo discutir os processos de transmissão da herança cultural e, em especial, as suas contradições. Para isso, são analisadas as trajetórias escolares de três gerações de uma família oriunda dos meios populares que viveu um processo de mobilidade social ascendente por meio da escolarização. Foram entrevistados os pais, as mães, os/as filhos/as e tios/as de duas gerações de uma mesma família. A análise evidenciou que os membros da segunda geração da família tiveram trajetórias escolares e sociais bem-sucedidas e que a terceira geração também segue um percurso escolar que sinaliza a valorização da educação escolar como modo de manutenção da posição social alcançada por suas famílias nucleares. Exceções são duas trajetórias de abandono ou não ingresso no Ensino Superior. A partir delas, o trabalho discute a complexidade do processo de transmissão da herança cultural e as contradições nela existentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.