CULTURE HERITAGE AND ITS CONTRADICTIONS

INTERGENERATIONAL SCHOOL TRAJECTORIES OF A LOW-INCOME FAMILY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11224

Abstract

The article aims to discuss the processes of transmission of cultural heritage and its contradictions. To this end, it analyses the schooling trajectories of three generations of a family from working class that experienced a process of upward social mobility through schooling. The fathers, mothers, children, and uncles of two generations of the same family were interviewed. The analysis showed that the members of the second generation of the family had successful school and social careers and that the third generation also followed a schooling path that signaled that they valued schooling as a way of maintaining the social position achieved by their nuclear families. The exceptions are two trajectories of dropping out or not entering higher education. Based on these, the paper discusses the complexity of the transmission of cultural heritage process and the contradictions existing in it.

Author Biographies

Patricia Geralda Resende Souza, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas S´ócio-Históricas em Educação (NEPSHE) e do Grupo de Estudos sobre Sucesso e Fracasso Escolar (GEsFe). Tem experiência em  pesquisas na área de Sociologia da Educação, com ênfase nos seguintes temas: fracasso escolar, trajet´órias escolares e sociais, relação família e escola.

Débora Cristina Piotto, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pala Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas-Gerais. É Professora Associada junto ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ USP. Desenvolve pesquisas sobre trajetórias escolares, camadas populares e universidades públicas.

Écio Antônio Portes, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Realizou estágio pós-doutoral no CIID - Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (2011) e no OVE - Observatório da VIda Estudantil da UFBA (2011). Atualmente é professor Titular aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, estratégias escolares, estratégias sociais, negros e estudantes pobres e práticas de escolarização de famílias rurais.

Paula Cristina David Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora e  Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas-Gerais (UFMG). Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, atuando como docente na graduação e na Pós-graduação (Mestrado em Educação). Desenvolve pesquisas sobre as práticas de ensino voltadas para a educação da infância e da mulher em diferentes contextos e momentos históricos. 

Published

2024-06-14

Issue

Section

Articles