A HERANÇA CULTURAL E SUAS CONTRADIÇÕES: TRAJETÓRIAS ESCOLARES INTERGERACIONAIS DE UMA FAMÍLIA DOS MEIOS POPULARES

INTERGENERATIONAL SCHOOL TRAJECTORIES OF A LOW-INCOME FAMILY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11224

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir os processos de transmissão da herança cultural e, em especial, as suas contradições. Para isso, são analisadas as trajetórias escolares de três gerações de uma família oriunda dos meios populares que viveu um processo de mobilidade social ascendente por meio da escolarização. Foram entrevistados os pais, as mães, os/as filhos/as e tios/as de duas gerações de uma mesma família. A análise evidenciou que os membros da segunda geração da família tiveram trajetórias escolares e sociais bem-sucedidas e que a terceira geração também segue um percurso escolar que sinaliza a valorização da educação escolar como modo de manutenção da posição social alcançada por suas famílias nucleares. Exceções são duas trajetórias de abandono ou não ingresso no Ensino Superior. A partir delas, o trabalho discute a complexidade do processo de transmissão da herança cultural e as contradições nela existentes.

Biografía del autor/a

Patricia Geralda Resende Souza, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas S´ócio-Históricas em Educação (NEPSHE) e do Grupo de Estudos sobre Sucesso e Fracasso Escolar (GEsFe). Tem experiência em  pesquisas na área de Sociologia da Educação, com ênfase nos seguintes temas: fracasso escolar, trajet´órias escolares e sociais, relação família e escola.

Débora Cristina Piotto, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pala Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas-Gerais. É Professora Associada junto ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ USP. Desenvolve pesquisas sobre trajetórias escolares, camadas populares e universidades públicas.

Écio Antônio Portes, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Realizou estágio pós-doutoral no CIID - Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (2011) e no OVE - Observatório da VIda Estudantil da UFBA (2011). Atualmente é professor Titular aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, estratégias escolares, estratégias sociais, negros e estudantes pobres e práticas de escolarização de famílias rurais.

Paula Cristina David Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora e  Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas-Gerais (UFMG). Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, atuando como docente na graduação e na Pós-graduação (Mestrado em Educação). Desenvolve pesquisas sobre as práticas de ensino voltadas para a educação da infância e da mulher em diferentes contextos e momentos históricos. 

Publicado

2024-06-14

Número

Sección

Artigos