ESCOLHA E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i1.11284Resumo
Este artigo buscou investigar os impactos da produção acadêmica brasileira no que se refere às tendências sobre o tema da escolha de carreira e inserção profissional de jovens universitários no contexto de profundas mudanças do mundo do trabalho no século XXI. Observa-se um acréscimo de pesquisas que passam a examinar o que já se produziu sobre a temática nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação no país, visando compreender os desdobramentos das novas demandas da juventude universitária. O problema norteador é o seguinte: quais os impactos e tendências que se apresentam nas dissertações e teses sobre escolha de carreira e inserção profissional de jovens universitários, levando em consideração os últimos 6 anos (2017-2022) e disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES? A pesquisa foi de abordagem qualitativa e o procedimento metodológico nas reflexões analíticas foram realizadas por meio da análise do conteúdo. Os resultados mostraram que as tendências observadas na produção acadêmica brasileira no que se refere a escolha e inserção profissional dos jovens universitários anuncia esse momento como crucial para o futuro da profissão, muitos jovens nesta fase da escolha vivem tensões, dúvidas, angústias, pois são sentimentos que levam a questões como de aptidão, talento, dom, busca financeira e de autorrealização. Os resultados mostraram a relevância também em refletir alguns elementos da problemática da inserção profissional na atualidade observando que conseguir uma vaga no mercado de trabalho passa a ser um grande desafio para estes jovens, especialmente, para aqueles já formados. Neste sentido, concluímos que é extremamente necessário é relevantes as instituições de ensino terem estratégias na responsabilidade de ofertar momentos nos quais eles possam construir mapas ou inventários no desenvolvimento da carreira durante o curso, no sentido de diminuir as dificuldades de inserção e dos problemas que surgem na área de atuação após estarem formados. Portanto, nesta perspectiva verificamos que a produção acadêmica brasileira mostrou lacuna no que se refere aos estudos que mostram estas interfaces.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.