ESCOLHA E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA.

Autores/as

  • Tânia Regina Raitz Universidade do Vale do Itajaí-SC - PPGE

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i1.11284

Resumen

Este artigo buscou investigar os impactos da produção acadêmica brasileira no que se refere às tendências sobre o tema da escolha de carreira e inserção profissional de jovens universitários no contexto de profundas mudanças do mundo do trabalho no século XXI. Observa-se um acréscimo de pesquisas que passam a examinar o que já se produziu sobre a temática nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação no país, visando compreender os desdobramentos das novas demandas da juventude universitária. O problema norteador é o seguinte: quais os impactos e tendências que se apresentam nas dissertações e teses sobre escolha de carreira e inserção profissional de jovens universitários, levando em consideração os últimos 6 anos (2017-2022) e disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES? A pesquisa foi de abordagem qualitativa e o procedimento metodológico nas reflexões analíticas foram realizadas por meio da análise do conteúdo. Os resultados mostraram que as tendências observadas na produção acadêmica brasileira no que se refere a escolha e inserção profissional dos jovens universitários anuncia esse momento como crucial para o futuro da profissão, muitos jovens nesta fase da escolha vivem tensões, dúvidas, angústias, pois são sentimentos que levam a questões como de aptidão, talento, dom, busca financeira e de autorrealização. Os resultados mostraram a relevância também em refletir alguns elementos da problemática da inserção profissional na atualidade observando que conseguir uma vaga no mercado de trabalho passa a ser um grande desafio para estes jovens, especialmente, para aqueles já formados. Neste sentido, concluímos que é extremamente necessário é relevantes as instituições de ensino terem estratégias na responsabilidade de ofertar momentos nos quais eles possam construir mapas ou inventários no desenvolvimento da carreira durante o curso, no sentido de diminuir as dificuldades de inserção e dos problemas que surgem na área de atuação após estarem formados. Portanto, nesta perspectiva verificamos que a produção acadêmica brasileira mostrou lacuna no que se refere aos estudos que mostram estas interfaces.

Publicado

2024-06-07

Número

Sección

Artigos